Saúde: São Paulo participa do IV Congresso Brasileiro de Prevenção à Aids e Doenças Sexualmente Tran

Evento acontece em Cuiabá no Mato Grosso

seg, 10/09/2001 - 11h28 | Do Portal do Governo

Representantes da área da saúde do Estado de São Paulo participam do IV Congresso Brasileiro de Prevenção à Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis que começa nesta segunda-feira, dia 10, em Cuiabá, Mato Grosso. Promovido pelo Ministério da Saúde,o evento reúne integrantes de instituições de todo o país ligadas ao tema. Durante quatro dias, serão discutidas propostas para traçar novos parâmetros de intervenção em públicos específicos e definir a inclusão do tema no Fórum Social Mundial.

Neste ano, estará em debate também a questão da aids em índios, presidiários, travestis e michês. A intenção é definir um programa de intervenção em saúde para os presidiários brasileiros; intensificar as ações de prevenção nas populações vulneráveis, como travestis e michês; e traçar estratégias de atuação nas fronteiras do Brasil, onde a epidemia vem crescendo, devido aos corredores de tráfico de drogas, turismo e escoamento de produtos.

Nas fronteiras norte e centro-oeste, a preocupação é impedir que o HIV atinja populações indígenas, garimpeiras e rurais. Uma das ações é a troca de seringas entre usuários de drogas nos países vizinhos, para evitar a transmissão do vírus pelo compartilhamento de agulhas infectadas. A Coordenação Estadual de DST/Aids do Mato Grosso do Sul já está começando a fazer este trabalho, e vai repassar a experiência para os demais estados da região.

Estarão participando do evento representantes das Organizações não-governamentais (Ongs) internacionais como ‘Médicos sem Fronteiras’ e ‘Oxfam’, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do CDC (Centre for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos), além de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais.

Jovens, drogas e campanha

O controle do uso de drogas entre os jovens e a incorporação do programa de troca de seringas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são temas que também serão debatidos no congresso. Usuários e ex-usuários de drogas de todos os continentes, que atualmente trabalham com prevenção à aids em seus países vão se reunir também em Cuiabá para trocar experiências que serão apresentadas durante o evento.

O tema da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que vai ao ar em 1º de dezembro, também será definido numa reunião com todos os coordenadores estaduais de DST/Aids. A proposta sugerida pelo Unaids, órgão da ONU para o combate à Aids, é ‘I care. Do you?’ (‘Eu me cuido. E você?’). Outras sugestões também serão avaliadas.