Saúde: São Paulo já conta com leitos para pneumonia asiática

HC da Unicamp e Hospital São Paulo estão preparados para isolar casos suspeitos

qua, 02/04/2003 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde já reservou 24 leitos para receber possíveis portadores de Síndrome Respiratória (SRAG), a chamada pneumonia asiática.

No Hospital das Clínicas da Unicamp estão reservadas 16 vagas. No Hospital São Paulo são oito leitos em espera. A medida foi tomada por precaução.

Os dois hospitais foram escolhidos porque têm quartos com pressão negativa, no qual o ar possivelmente contaminado não sai do local. O Hospital do Servidor Público, em São Paulo, também tem esse tipo de quarto e está preparado para reservar mais leitos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nenhum caso da Síndrome, que surgiu na Ásia, foi registrado na América Latina.

‘São Paulo pratica uma política de saúde preventiva. O objetivo é não deixar a população preocupada e estar preparado para um possível caso da doença. Além da reserva de leitos especiais, há atenção total nos aeroportos internacionais’, afirma o coordenador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva.

O período de incubação da pneumonia asiática varia de dois a 10 dias. No início os sintomas são similares aos da gripe provocada pelo vírus influenza: febre alta e tosse seca. Também podem aparecer dor de cabeça, mal estar, confusão mental e diarréia.

Caso exista suspeita da doença no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde repassará o registro ao Ministério da Saúde, conforme norma distribuída pelo órgão.

Da Assessoria de Imprensa da Saúde

C.C.