Saúde: São Paulo ganha mais moderno e equipado centro de distribuição de vacinas do País

Inauguração será nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas

ter, 13/04/2004 - 8h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta quarta-feira, 14 de abril, às 10 horas, o Centro de Distribuição e Logística Edmundo Juarez, a mais moderna e bem equipada área de armazenamento e distribuição de imunobiológicos – vacinas, imunoglobulinas e soros – do setor público do Brasil.

Com investimentos de R$ 2,65 milhões, entre obras e equipamentos de última geração, e 1,2 mil m2 de área útil, a nova central segue todas as normas de armazenamento preconizadas pelos fabricantes de vacinas. São duas câmaras de temperatura negativa (-18º C), outras duas com temperatura positiva (2º a 8º C), e uma antecâmara para evitar a ocorrência de choques térmicos nos materiais armazenados.

Um sistema de sensores independentes permitirá acompanhar o histórico do desempenho das câmaras à noite e nos finais de semana. Além disso, haverá dispositivos para monitorar a temperatura das vacinas inclusive durante o transporte, ampliando o controle da qualidade dos produtos até o seu destino final.

Se houver corte de energia, um gerador será acionado automaticamente após 10 segundos, alimentando o sistema de câmaras e as luzes da área de manipulação dos materiais. A montagem das caixas para transporte do material será realizada em sala com temperatura controlada, de 21º C, e sistema de renovação do ar com pressão positiva, praticamente eliminando a presença de microorganismos.

‘É uma revolução no armazenamento e distribuição de vacinas e soros. Mais uma mostra que São Paulo está na vanguarda do país. Os processos automatizados da nova central permitirão um controle ainda maior na qualidade das vacinas enviadas a todos os 645 municípios paulistas’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Centro de Distribuição e Logística Edmundo Juarez fica na rua Padre de Carvalho, 496 – Pinheiros, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.