Saúde: São Paulo ganha banco de dados sobre pessoas intoxicadas

Trabalho é elaborado pelo Centro de Vigilância Sanitária

qui, 17/11/2005 - 19h47 | Do Portal do Governo

Saúde: São Paulo ganha banco de dados sobre pessoas intoxicadas

São Paulo terá, no ano que vem, o Sistema Estadual de Toxicovigilância (Setox) para receber notificações sobre acidentes com produtos tóxicos, incluindo os domésticos. O trabalho será elaborado pelo Centro de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. O Setox receberá informações das 23 direções regionais de saúde do Estado. A secretaria já iniciou a capacitação, com cursos e oficinas direcionados aos profissionais médicos das direções regionais e de hospitais que tenham ala ligada a produtos tóxicos, além de laboratórios e de programas de saúde da família.

Até o fim do ano, serão oferecidos mais dois treinamentos de qualificação, em diferentes regiões do Estado. São Paulo tem 11 Centros de Assistência Toxicológica (Ceatox), dois deles na capital. Estes locais são responsáveis por tratamento e orientação a pacientes, mas não armazenam dados regularmente.

Produtos perigosos – ‘O Setox permitirá atuação planejada e coordenada sobre a realidade de intoxicações em São Paulo. Com isso, poderemos adotar medidas de prevenção, controle e eliminação de suas causas’, afirma a diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Iara Alves de Camargo. Hoje, o centro recebe notificações de acidentes com produtos tóxicos, incluindo domésticos, mas sem informações sistemáticas.

Dados do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), do Hospital das Clínicas de São Paulo, mostram que os casos de intoxicação são mais freqüentes na população infantil. O principal motivo é o contato com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas. A dica é mantê-los fora do alcance das crianças e, de preferência, em armários trancados.

Secretaria de Estado da Saúde