Saúde: São Paulo ‘Agita Galera’ nesta sexta-feira, dia 29

Todas escolas municipais e estaduais e boa parte das particulares terão atividades físicas

sex, 29/08/2003 - 8h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, 29 de agosto, o Agita Galera, parte do programa Agita São Paulo. Todas escolas municipais e estaduais e boa parte das escolas particulares terão atividades físicas e recreativas para mexer com o dia dos alunos. O Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) dá suporte ao programa.

Neste ano as atividades do Agita Galera serão realizadas nas 645 cidades paulistas. Na capital, além das escolas, atrações estarão na praça Roosevelt e nas estações de Metrô Jabaquara, Barra Funda e Sé, das 9h às 17h. Em todos os locais, monitores do Agita promoverão atividades com a população. Qualquer pessoa poderá participar.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará pelo Estado participando do Agita. A primeira parada será em Caçapava, às 10h, escola estadual Professor Roque Passareli (rua Arthur de Oliveira Porto, 201 – Jardim Rafael). Em seguida o secretário irá para São José dos Campos, às 11h, no Parque da Cidade (avenida Olívio Gomes, Parque da Cidade). A volta à capital está marcada para as 13h, na praça Roosevelt.

Os monitores do Agita organizarão atividades como alongamento, massagem, ginástica laboral, apresentação de vídeos e brincadeiras tradicionais, além da distribuição de folhetos para conscientização da população sobre a importância da atividade física para a saúde.
O objetivo do programa é mostrar que atividade física regular tem relação com boa saúde, combatendo o sedentarismo, considerado grande fator de risco de doenças, superando outros fatores como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, conforme demonstram dados de diversas pesquisas.

‘Atividade física, além da promoção da saúde, traz benefícios como aumento na freqüência às aulas, melhoria na relação com os pais e redução de distúrbios de comportamento’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996 para estimular a prática de atividades físicas. Ao longo dos anos conseguiu reconhecimento nacional, serviu de modelo para o Agita Brasil e molde para Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde