Saúde: Santa Casa de São José dos Campos amplia atendimento

Entidade será a primeira clínica de queimados do Vale do Paraíba

seg, 07/10/2002 - 13h41 | Do Portal do Governo

As obras de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos estão em fase final. Esse é um dos esqueletos deixados por antigas administrações. A obra foi retomada em julho de 2001 e representou um investimento de R$ 12 milhões ao Estado.

Com a reforma, o público passa a contar com atendimento em dois prédios de 10.700 m² de área construída. Um prédio, de cinco andares prestará serviços de internação, administração, centro cirúrgico, unidade de queimados e UTI. O outro, com três andares, vai abrigar a lavanderia, farmácia, cozinha, almoxarifado, refeitório e garagem.

O hospital, que hoje possui 96 leitos e apenas oito para UTI, vai ter mais 10 salas, 25 leitos de UTI, e 192 leitos de internação. Além de oferecer serviços de alta complexidade na área de cardiologia, a Santa Casa será a primeira clínica de queimados do Vale do Paraíba. Fora isso, está aperfeiçoando o transplante de córnea, vai realizar transplantes de rins, e está se tornando unidade captadora de órgãos para transplantes na região.

A Santa Casa realiza, mensalmente, 130 partos, 90 procedimentos obstétricos, 350 cirurgias, 2.000 atendimentos infantis, 3.000 adultos, 2.300 fisioterápicos e 200 na área cardiológica. Do total, 60% é atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo o provedor da unidade, Luiz Roberto Monteiro Porto, está sendo montado um projeto para transformar a Santa Casa em Hospital Regional. Com isso, o Governo do Estado e o Governo Federal poderão ajudar comprando equipamentos e mobiliários.

Gislene Lima / Gláucia Basile