Saúde: Sábado é dia de vacinação contra a rubéola

Postos de saúde e unidades do Poupatempo estão abertos para vacinação

sáb, 10/11/2001 - 11h21 | Do Portal do Governo

Mulheres com idade entre 15 e 29 anos podem aproveitar este sábado para tomar a vacina contra a rubéola. Para facilitar a vida de quem não tem tempo para se vacinar durante a semana, os postos de saúde estão abertos hoje até às 17 horas.

A vacinação também está sendo feita em unidades do poupatempo Sé, Alfredo Issa, São Bernardo do Campo e Campinas. A vacina que está sendo ministrada é a dupla viral, que garante proteção contra a rubéola e o sarampo.

Só não devem ser imunizadas mulheres com doenças que afetam o sistema imunológico, como a Aids, e grávidas. As gestantes que, inadvertidamente, forem vacinadas devem buscar orientação médica. A vacina não tem efeitos colaterais para quem já teve a doença e as pessoas que já foram imunizada deve repetir a dose.

Iniciada no último dia 5, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola pretende imunizar cerca de cinco mil mulheres em idade fértil. Os 13 estados que estão participando desta fase da campanha são: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Acre, Goiás, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão, totalizando quase três mil municípios. A população das demais regiões será atendida no próximo ano.