Saúde: Rio Preto ganha hoje o mais moderno sistema de distribuição de remédios do País

Secretaria de Estado da Saúde implementa na cidade modelo igual ao do Hospital das Clínicas de São Paulo

qui, 01/07/2004 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde implementa nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a partir das 8h, um novo sistema de distribuição de medicamentos de alto custo na cidade de São José do Rio Preto. Em parceria com o Hospital de Base, o modelo será igual ao do maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas de São Paulo.

Para viabilizar a mudança, a Secretaria está transferindo o atendimento dos pacientes do Núcleo de Gestão Assistencial, sob responsabilidade da Prefeitura, para o Hospital de Base de Rio Preto. O HB ofereceu a área para a instalação da farmácia e a Secretaria disponibilizou o programa farmacêutico do HC.

O hospital foi escolhido porque atende a 83% das pessoas que necessitam de medicamentos de alto custo no município e aceitou ser parceiro do hospital. Com o novo sistema, estes pacientes, assim como os que têm indicação de outros locais, não precisarão deixar o local para adquirir medicamento. Toda a documentação exigida, desde a geração da Solicitação de Medicamentos Excepcionais até a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (Apac), será produzida eletronicamente.

No Hospital das Clínicas de São Paulo, que atende em média a 750 pacientes por dia na farmácia de alto custo, o paciente passa pela consulta e recebe o medicamento no mesmo dia. Isso porque o médico que diagnostica a doença já prescreve o medicamento e preenche a Solicitação de Medicamento Excepcional, impresso da Secretaria de Estado da Saúde para autorização do receituário.

Com o documento em mãos, o paciente se dirige ao pólo autorizador do hospital, onde as informações são checadas e é gerada uma APAC eletrônica.

Terminado esse processo, o paciente vai ao guichê da farmácia de alto custo, onde o atendente tem acesso eletrônico a todas as informações e aos medicamentos necessários.

O sistema eletrônico permite reduzir consideravelmente o tempo de espera para a retirada de medicamentos excepcionais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estão da Saúde

(AM)