Saúde: Rinite alérgica pode provocar problemas no pisiconamento dentário

Estudo foi realizado pela Faculdade de Medicina da USP

qui, 11/09/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da USP

Quando a rinite alérgica obstrui a respiração nasal de crianças, pode ocasionar alterações na face e no posicionamento dentário, além de agitação noturna e ronco. Estudo realizado na Faculdade de Medicina (FM) da USP mostra que a parte mais afetada é o osso alveolar na região nasal, com reflexos no nascimento dos dentes que, muitas vezes, podem crescer em desarmonia e desalinhados ou formar as chamadas mordidas profundas (quando os dentes superiores praticamente cobrem os inferiores).

Em sua dissertação de mestrado, orientada pelo alergista Fábio Morato Castro, a ortodontista Cláudia Feitosa da Cunha Cintra analisou 76 crianças, de 7 a 14 anos, que apresentavam rinite alérgica leve e moderada, atendidas no Hospital das Clínicas e no Centro de Saúde de Pinheiros. Destas, 82% tinham obstrução nasal e, conseqüentemente, respiração bucal. Foram excluídos do estudo pacientes com desvio de septo e hipertrofia (desenvolvimento maior) de amígdalas e de adenóide, outras causas da obstrução nasal.

O principal objetivo do trabalho foi mostrar que a rinite alérgica pode ser um fator complicador das alterações buco-faciais. Tanto é que 87% dos pacientes apresentaram olheiras profundas, 68% dentes desalinhados, 67% tinham distúrbios do sono e 58% tinham bruxismo (hábito de ranger os dentes). Também foi observado que a freqüência das alterações era maior conforme a gravidade da rinite. Cláudia Cintra detectou, ainda, alterações como a mudança da direção de crescimento da mandíbula e o posicionamento incorreto dos dentes anteriores.

O surgimento das olheiras profundas nos pacientes com rinite alérgica é explicado pelo inchaço da mucosa nasal, que causa um acúmulo venoso na região, dando aspecto escurecido embaixo dos olhos. Por causa da diminuição da irrigação, a vascularização do osso alveolar fica prejudicada, causando retenção prolongada ou queda precoce dos dentes de leite e desorganização dos dentes permanentes.

Já o bruxismo está associado ao inchaço na tuba auditiva, que causa um desconforto aos pacientes. Durante o dia, a tuba é mantida aberta por meio da deglutição, mastigação, espirros e bocejos; durante o sono, só ocorre a deglutição salivar. Como a criança que respira pela boca tem a cavidade bucal ressecada, a necessidade de engolir a saliva diminui. Neste caso, a função de deglutir passa a ser substituída pelo ranger dos dentes, que se torna o meio de deixar a tuba auditiva aberta. ‘O estresse provocado pelos sintomas da rinite alérgica como obstrução nasal, espirros freqüentes, nariz coçando e escorrendo, também contribuem para o surgimento do bruxismo e interferem no rendimento escolar, devido à diminuição do poder de concentração’, acrescenta a ortodontista.

A pesquisadora ressalta que a correção do problema depende de um tratamento que englobe todas as áreas. ‘A colocação de um aparelho dentário não irá resolver o problema. Os pais devem procurar também um alergista ou otorrino, que restabeleçam a função respiratória necessária para um correto crescimento e desenvolvimento craniofacial’, conclui Cláudia Cintra.

Mais informações: (0XX011) 3032-1092

V.C.