Saúde: Ribeirão Preto moderniza Hospital das Clínicas

Mais de R$ 20 milhões foram investidos no hospital

ter, 14/01/2003 - 12h45 | Do Portal do Governo

Se o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, associado à Universidade de São Paulo e um dos maiores da América Latina, já era tido como referência na área médica, agora pode ser considerado modelo em gestão administrativa e tecnologia da informação.

Depois de mais de R$ 20 milhões investidos, o hospital chegou ao topo do que os profissionais da saúde chamam de sistema de informação hospitalar. Ao mesmo tempo em que desenvolveu e implementou softwares para melhorar a gestão administrativa – controle de estoques, gestão de compras, folha de pagamento e finanças-, o hospital implantou sistemas de informatização operacionais sob medida que estão modificando o dia-a-dia de quase todos os seus 4,7 mil funcionários.

Atualmente, os 210 docentes e os 514 médicos residentes do HCRP têm acesso em tempo real a resultados de exames laboratoriais, a laudos de exames clínicos e fazem eletronicamente prescrição de medicação, dieta e nutrição parenteral aos pacientes. Os medicamentos só saem da farmácia do hospital depois de passarem pelo sensor de código de barras, o que garante segurança do sistema e praticamente elimina os erros de medicação.

Da Central Digital Para o Desenvolvimento do Governo do Estado
V.C.