Saúde: Revista do Hospital das Clínicas ganha nova programação visual e aumenta a tiragem

Publicação de renome internacional amplia divulgação da pesquisa médico-científica brasileira

qua, 06/08/2003 - 11h37 | Do Portal do Governo

Em circulação há 58 anos, a Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, uma das mais conceituadas publicações
médico-científicas do Brasil, ganha nova programação visual e aumento da tiragem para 8.700 exemplares.

A revista bilíngue (íntegra dos artigos em inglês e resumos em português) será distribuída para em 600 bibliotecas nacionais e estrangeiras, 1.400 médicos do HC/FMUSP (entre os quais 380 docentes), 1.800 docentes de outras instituições e 1.700 diretores clínicos de hospitais do país.

A publicação bimestral foi iniciada em 1945. Consolidou sua posição, sendo incluída como referência científica pela National Library of Medicina (MEDLINE – Biblioteca do Ministério da Saúde dos Estados Unidos da América).

Também encontra-se indexada em renomados organismos científicos: Excerpta Medica (EMBASE), SCIELO, Index Medicus Latino-Americano (LILACS), Biosciences Information Service, Bilogical Abstracts (BIOSIS), Chemical Abstract Services Cource Index (CASSI) e Índice de Revista Latino Americana em Ciência (Periódica – México).

O corpo editorial, responsável pela análise do conteúdo médico-científico, é formado por professores da Faculdade de Medicina da USP, com importante atuação no Complexo Hospital das Clínicas.

‘Publicamos pesquisas de toda a comunidade científica nacional, sempre inéditas e submetidas a uma rigorosa seleção sob critérios éticos, num processo pelo qual vários revisores opinam sobre cada artigo, sem conhecer os nomes dos autores’, afirma do Prof. Dr. Pedro Puech-Leão, editor-chefe da revista.

A Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, nesta nova fase, acompanha modernas publicações mundiais do gênero, abrindo espaço para veiculação comercial. Seguindo o objetivo de incentivar práticas que beneficiem a saúde, os anúncios publicitários serão selecionados criteriosamente.

A edição, produção gráfica, comercialização e distribuição da revista serão realizadas pela Editora Movimento, também responsável por instituir um prêmio anual – o ‘HC Hononary Searcher Reward’ – destinado ao autor do artigo científico mais citado no período.

Da Assessoria de Imprensa do HC

C.C.