Saúde: Reumatismo também é doença de crianças

Principais sintomas são dor, inchaço e dificuldade de movimentar articulação ou caminhar e brincar

ter, 23/03/2004 - 8h04 | Do Portal do Governo

A artrite reumatóide juvenil, embora relativamente rara, pode gerar incapacitação funcional em crianças e adolescentes se não for diagnosticada e tratada precocemente. Constitui uma das centenas de tipos de artrite que podem afetar qualquer raça e idade antes dos 16 anos, sendo que a maior incidência é entre um e cinco anos, e entre 10 e 14 anos.

Os principais sintomas são dor, inchaço, dificuldade de movimentar alguma articulação ou até mesmo de caminhar e brincar. Pode surgir febre prolongada sem causa evidente e inflamação nos olhos, segundo a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg, professora de reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e chefe do Ambulatório de Artrites da Infância do Hospital das Clínicas.

No sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para estas crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico definido de artrite reumatóide juvenil, consultas podem ser agendadas diretamente na Reumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, pelos telefones (0xx11) 3069-7132, 3066-7217, 3066-7490, onde receberão atendimento especializado.

Flávio Tiné
da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP

C.C.