Saúde: Resultados da Saúde Bucal no Hospital Darcy Vargas superaram expectativas

Cerca de 850 pessoas participaram das palestras e atividades

sex, 31/10/2003 - 10h33 | Do Portal do Governo

Cerca de 850 pessoas, entre crianças, acompanhantes e funcionários, participaram das palestras e de outras atividades realizadas pela equipe de Odontopediatria do Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, na IV Semana de Saúde Bucal, realizada na semana passada, de 20 a 24 de outubro. ‘Consideramos o resultado um sucesso, superou nossas expectativas’, comentou Elvira Marana Bueno, supervisora da equipe de Odontopediatria do HIDV.

A cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode ser evitada com ações básicas de higiene. Investir em prevenção de saúde bucal levando informações tanto para as crianças quanto aos pais foi a estratégia desenvolvida pelos profissionais da Odontopediatria do HIDV para ajudar a diminuir e combater a cárie. ‘A prevenção é essencial na formação de uma população saudável’, disse Elvira.

As comemorações da Semana de Saúde Bucal são realizadas anualmente, desde o ano 2000, e são usadas como mote para o desenvolvimento de ações educativas e preventivas junto aos pequenos pacientes do hospital e seus acompanhantes.

As palestras abordaram técnicas de escovação; uso do fio dental; formação da cárie; a importância de escovar os dentes, principalmente à noite; limpeza da língua; uso racional da pasta; e uso individual das escovas.

Para as mães, especificamente, foram passadas informações sobre a importância da amamentação na formação dos músculos da face; o furo da mamadeira que deve ser pequeno para estimular a criança a sugar, pois isso contribui para a formação harmoniosa dos dentes; não assoprar a comida do bebê e nem beijá-lo na boca para evitar a transmissão de bactérias; e não usar fralda amarrada na chupeta (a fralda pesa cerca de 300 grs e pode forçar a boca da criança). As mães também foram aconselhadas a prestar atenção nas crianças pequenas para não engolugam pasta dental. Como a água já é fluoretada, ao engolir a pasta, a criança pode ficar com fluorose (excesso de flúor), que são linhas ou manchinhas brancas nos dentes.

‘Estatisticamente, o bebê que é amamentado no peito materno tende a ter menos hábitos nocivos de succção, como chupeta ou dedo, que podem provocar deformidade na arcada dentária’, disse Márcia Cristina Lima, odontopediatra do HIDV.

A dona de casa, Rosa Maria Dantas de França, mãe de Amanda, 12 anos, que trouxe a filha com Síndrome de Down e paralisia cerebral para uma consulta médica, aproveitou para assistir uma palestra e saiu satisfeita. ‘Aprendi que não pode deixar a criança engolir pasta. Achei muito importante essa informação’, disse ela.

Foram realizados também peças teatrais infantis enfatizando os cuidados e a importância da higiene bucal. ‘Quanto mais lúdico e interativo o processo educativo maior a participação e absorção das informações por parte das crianças’, afirmou a supervisora.

Além das palestras e teatros, foram distribuídos Kits de higiene bucal (pasta, fio dental e escova), brinquedos, bexigas e brindes.
A equipe de Odontopediatria contou com o apoio da Associação das Voluntárias do HIDV e da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer – núcleo HIDV para realização da Semana de Saúde Bucal.

C.C.