Saúde: Residência Médica do Servidor Público é a mais disputada pelos formandos

Mais de 4 mil candidatos se inscreveram este ano para início das atividades em 2004

sex, 21/11/2003 - 7h19 | Do Portal do Governo

As inscrições para os Programas de Residência Médica (PRM) no Iamspe totalizaram 4.023 candidatos inscritos em 2003 para início das atividades em 2004. O número de candidatos inscritos foi superior a todos os anos anteriores, onde se registrou de 2.300 a 2.500 candidatos/ano. A prova será no próximo domingo, 23 de novembro, às 8 horas, no Centro Universitário Nove de Julho – Uninove –, Unidade Memorial América Latina, Barra Funda, São Paulo, quando foram selecionados 124 candidatos para 35 especialidades, envolvendo áreas básicas, de acesso direto e áreas que requerem pré-requisito de clínica médica ou cirurgia geral.

“O Instituto sempre realizou a seleção dos seus residentes, empregando metodologia própria, cuja aprovação na prova de conhecimentos específicos é a única forma de habilitação dos candidatos. Esta forma isenta e transparente, tem conferido à nossa Instituição o prestígio e respeitabilidade que desfrutamos junto aos candidatos à residência médica”, diz o Dr. Israel Ferreira da Silva é Presidente da Comissão de Residência Médica e Graduação (Coreme), Presidente da Comissão de Concursos da Coreme e Diretor do Serviço de Anestesiologia do HSPE.

O Iamspe, que oferece PRMs desde 1965 no Hospital do Servidor Público Estadual, tem sido destaque em número de candidatos, na qualidade de Instituição isolada, dos programas do país. A título de comparação, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, registrou pouco mais de 3000 inscritos este ano e outras renomadas Universidades do Estado de São Paulo, registraram um número significativamente inferior de candidatos, para a mesma natureza de concurso.

Neste ano, graças ao apoio marcante que a Superintendência tem oferecido ao Cedep e ao Ensino e à Pesquisa, pudemos ter o apoio da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Vunesp, empregando toda a infra-estrutura e experiência desta, na realização de concursos, inclusive a inscrição pela internet. Além disso, embora tenhamos agregado a experiência e o dinamismo da Vunesp, o que deverá se converter em maior agilidade de todas as etapas do processo, pudemos manter a mesma orientação, tanto na seleção dos candidatos, quanto na elaboração do conteúdo das provas, aplicação da mesma e classificação final.

O Dr. Israel conta que historicamente, a Coreme tem realizado todo o processo seletivo, incluindo-se desde a parte de conteúdo das provas até a matrícula dos residentes, empregando recursos humanos do complexo Iamspe-HSPE, com representantes da Superintendência e da Diretoria do Hospital, Diretores e Médicos de Serviço, Corpo de Enfermagem e das Áreas Multiprofissionais e Profissionais da Área Administrativa do Instituto. É um trabalho de equipe, coordenado pela comissão de concursos da Comissão de Residência Médica, parte integrante do Cedep, vinculado administrativamente à Superintendência do Iamspe e ao HSPE organizacionalmente, que envolve toda a comunidade. Os resultados estão à vista de todos, haja vista a possibilidade de implementar várias facilidades para os candidatos, que vinham sendo necessárias, destacando-se a inscrição pela Internet e a ampla divulgação do concurso nos sites da Vunesp e do Iamspe.

“Temos motivo para estarmos ainda mais orgulhosos, porque o trabalho desenvolvido por todos está sendo, cada vez mais, reconhecido pelos que procuram a formação em nossa Instituição e apoiado pela administração, cuja sensibilidade tem sido convertida em ações, em prol de constante engrandecimento da Residência Médica no Iamspe-HSPE”, conclui o Dr. Israel.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.