Saúde: Remédio para hipertensão é o mais procurado nas Farmácias Dose Certa do Metrô

Desde setembro foram distribuídos 1,5 milhão de unidades do medicamento

qua, 08/12/2004 - 12h41 | Do Portal do Governo

Remédios para pressão alta são os mais procurados pela população nas dez unidades da Farmácia Dose Certa, instaladas pela Secretaria de Estado da Saúde em estações do metrô em setembro deste ano. Dos dez remédios mais retirados diariamente, sete são indicados para pacientes hipertensos.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o item mais retirado nas Farmácias Dose Certa é o captopril 25 mg comprimidos. De setembro até agora foram distribuídos 1,5 milhão de unidades do medicamento. Em seguida vêm o ácido acetilsalicílico 100 mg, hidrocloritiazida 25 mg, metildopa 250 mg, propanolol 40 mg, nifedipina 20 mg e furosemida 40 mg.

A hipertensão é um dos problemas de saúde mais comuns, fruto principalmente do sedentarismo e da alimentação inadequada. Por isso, o Estado investe em programas como o Agita Galera, estimulando a prática de 30 minutos de exercícios diários para que a população tenha uma vida mais saudável.

‘É importante sempre a consulta a um médico. As Farmácias Dose Certa são opções que oferecem acesso mais fácil aos medicamentos, já que pelo Metrô passam diariamente cerca de 2,5 milhões de pessoas’ , afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As Farmácias Dose Certa distribuem 40 tipos de medicamentos básicos em 10 estações do metrô. Desde setembro foram entregues nesses locais 5,6 milhões de unidades farmacêuticas, beneficiando 80.200 pessoas.

Para receber os remédios nas Farmácias Dose Certa o paciente deve levar receita médica emitida por um posto de saúde ou hospital da rede pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As receitas deverão conter o nome do princípio ativo do medicamento, não a denominação comercial, além de estarem dentro do prazo de validade.
As Farmácias Dose Certa estão instaladas nas estações Saúde, Ana Rosa, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Carrão, Itaquera e Clínicas. Entre os remédios distribuídos de graça para a população estão analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios, xaropes, vitaminas, pomadas e remédios para hipertensão.

Os 10 mais (entre 16 de setembro e 30 de novembro)

Captopril 25 mg comprimidos – 1,5 milhão de unidades
Ácido acetilsalicílico 100 mg – 854 mil unidades
Hidrocloritiazida 25 mg – 508 mil
Metildopa 250 mg – 392 mil
Propanolol 40 mg – 376 mil
Diclofenaco sódico (não é recomendado contra hipertensão) – 323 mil
Nifedipina 20 mg – 272 mil
Cimetidina 200 mg (não é recomendado contra hipertensão) – 260 mil
Glibenclamida 5 mg (não é recomendado contra hipertensão) – 212 mil
Furosemida 40 mg – 133 mil

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
V.C.