Saúde: Relatório confirma boa qualidade da água oferecida pela Sabesp em toda a Região Metropolitana

Avialiação feita mensalmente é enviada à Vigilância Sanitária

qui, 22/11/2001 - 20h09 | Do Portal do Governo

No último relatório enviado pela Sabesp à Vigilância Sanitária, referente ao mês de setembro, todas as unidades de tratamento da empresa tiveram avaliações positivas: de boa qualidade à qualidade aceitável. Desta forma, a água produzida pela Sabesp atende de forma integral a Portaria 36/GM do Ministério da Saúde, que estabelece os parâmetros de qualidade da água em todo território nacional.

O relatório completo sobre a qualidade da água produzida nas unidades de tratamento do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, realizado pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, é encaminhado todos os meses à Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Estadual da Saúde. Nele é feita avaliação da performance de cada unidade, no que se refere ao atendimento aos padrões de qualidade exigidos para a água. Esse Índice de Performance leva em conta parâmetros como cor, turbidez, cloro residual, alumínio, flúor, colimetria, pH e ferro. Cada índice é analisado separadamente e para o conjunto final é dada uma nota. Se esta estiver acima de 95, a água é considerada de boa qualidade; acima de 80, como de qualidade aceitável; abaixo de 80, como tendo a qualidade comprometida e abaixo de 50, como sendo água de qualidade inaceitável.

É importante ressaltar que todos os laboratórios ligados à Produção de Água da Sabesp receberam recentemente a certificação ISO 9002, uma das mais rigorosas de todo o mundo e que pauta os procedimentos laboratoriais e a qualidade e transparência das análises.

Acompanhe o resultado da análise das unidades de tratamento da Sabesp

– Estação Tratamento/Sistema – Pontuação Setembro/2001

– Guaraú / Cantareira – 100

– Alto da Boa Vista / Guarapiranga – 96

– Rio Grande / Rio Grande – 99,1

– Casa Grande / Rio Claro – 99,4

– Alto Tietê / Alto Tietê – 97,5

– Alto Cotia / Cotia – 97,6

– Baixo Cotia-Guaraú / Cotia-Cantareira – 92,8

– Ribeirão da Estiva / Ribeirão da Estiva – 90,2