Saúde: Região de São José dos Campos e Taubaté terá 235 mil gibis contra a Dengue

Revistinhas da Turma da Mônica serão entregues a todos alunos da rede estadual de ensino; serão 6 milhões no Estado

sex, 14/11/2003 - 17h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde distribuirá para as 39 cidades da região de São José dos Campos e Taubaté cerca de 235 mil gibis da Turma da Mônica contra a Dengue. Em todo o Estado serão 6 milhões de revistinhas, com orientações e combate ao mosquito Aedes Aegypti, para todos alunos da rede estadual de ensino. As 12 cidades que compõem a Direção Regional de Saúde (DIR) de São José dos Campos receberão cerca de 143.600 unidades. Já os 27 municípios da região de Taubaté terão cerca de 91.400 gibis.

Com passatempos educativos sobre a doença, os gibis fazem parte do projeto “Agentes Mirins de Combate à Dengue” e serão de grande ajuda no combate à doença. Somente a cidade de São José dos Campos terá cerca de 71 mil destes gibis. O município de Taubaté receberá 21.083.

O objetivo do projeto é informar as crianças sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da Dengue e transformá-las em agentes mirins de combate, com a ajuda da Mônica e seus amigos. Entre as brincadeiras propostas na revista estão caça-palavras, palavras cruzadas, jogo dos sete erros e jogo do labirinto.

“Além das crianças aplicarem o que aprenderam em suas casas, elas envolverão toda a família nas brincadeiras propostas na revista, ampliando o conhecimento sobre a doença aos pais e familiares”, afirma o secretário de Estado da Saúde.

Os gibis serão entregues pela Secretaria de Estado da Educação aos alunos matriculados em todas as 6 mil escolas estaduais.

Produzidos pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Souza, os gibis tiveram apoio da Nossa Caixa, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Secretaria de Estado da Educação.

Para eliminar os casos de Dengue no Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde conta com o apoio da população, que deve continuar vigilante sobre os possíveis focos da doença em suas casas. As caixas d’água, um dos principais criadouros do mosquito, devem ser limpas regularmente e mantidas tampadas. O mesmo procedimento vale para bacias, baldes, pneus velhos, piscinas e garrafas.