Saúde: Redução de infecção por DST/HIV/AIDS e abuso de drogas entre jovens em debate

Evento termina nesta quarta-feira, dia 25

qua, 25/09/2002 - 9h18 | Do Portal do Governo

A Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP, em parceria com a Secretaria da Educação, promove a partir desta terça-feira, dia 24, o ‘I Encontro das Diretorias Estaduais de Educação e Saúde: Sustentabilidade e Integração das Ações Preventivas’. O evento tem por objetivo integrar os níveis regionais, e subsidiar a elaboração de propostas de educação preventiva, reduzindo a vulnerabilidade da população jovem.

Durante os dois dias do encontro serão destacadas as conquistas obtidas pelo projeto ‘Prevenção Também se Ensina’, desenvolvido em parceria entre a CN DST/Aids-SP e a Secretaria da Educação. Iniciado em 1996, o projeto tem por objetivo de reduzir a infecção por DST/HIV/AIDS e o abuso de drogas entre adolescentes da rede pública de ensino. Entre as várias parcerias construídas pela CN DST/Aids-SP com outras secretarias na implantação de políticas públicas na área da educação preventiva, este projeto foi, sem dúvida, o que alcançou maior sucesso e abrangência em nosso Estado.

O projeto obteve 100% de cobertura da rede estadual de diretorias de ensino (89); envolveu 4.635 educadores capacitados através de oficinas de prevenção (48hs/aula) e aperfeiçoados em oficinas de continuidade (32hs/aula); abrangeu 3.500 unidades escolares abrangidas pelo Projeto no Estado (58% da rede de ensino público) e beneficiou 3.500.000 alunos beneficiados por meio de ações preventivas (oficinas de prevenção, palestras, debates). Atualmente, o grande desafio é integrar esta iniciativa em nível regional e local, através da formulação de propostas de ação conjuntas.

Os docentes foram treinados por profissionais das Secretarias Estaduais da Saúde e Educação, para capacitarem no âmbito da comunidade escolar, professores, coordenadores pedagógicos e diretores responsáveis pela implantação de projetos de educação preventiva em cada unidade escolar.

Também participaram dessa capacitação supervisores de ensino e assistentes técnico pedagógicos das Delegacias de Ensino para assessorar e avaliar o desenvolvimento de cada projeto. As escolas envolvidas no projeto receberam materiais pedagógicos como livros, cartilhas e fitas de vídeo referentes aos temas DST/AIDS, Drogas, Sexualidade, Adolescência e Prevenção.

As unidades escolares efetivaram parcerias com Centros de Saúde, Conselhos Municipais de Entorpecentes, Organizações Não Governamentais, Associações de Pais e Mestres, Conselhos Tutelares, entre outros.

Data: Dias 24 e 25 de setembro de 2002.
Horário: Das 8 às 18 horas
Local: Auditório da APAS – Rua Pio XI, 1200, Lapa, São Paulo-SP