Saúde: Redução da mortalidade infantil no Estado comprova eficiência da política de Saúde

Fundação Seade divulgou dados nesta segunda-feira, 16

seg, 16/06/2003 - 15h09 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde


O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, comemorou os resultados divulgados nesta segunda-feira, 16 de junho, pela Fundação Seade. Os números apontam nova queda da taxa de mortalidade infantil no Estado.

Segundo Barradas, os dados comprovam a eficiência da política do Sistema Único de Saúde (SUS) e a parceria entre Estado e municípios.

A pesquisa mostra que a mortalidade infantil em São Paulo diminuiu mais da metade do início de 1990 até o ano passado, caindo de 32,43 por mil nascidos vivos no início da década passada para 15,04 em 2002.

‘O Governo estadual, em parceria com as prefeituras, tem contribuído de forma contundente para manter a tendência de queda contínua na taxa de mortalidade, facilitando o acesso de mulheres e crianças aos serviços que atendem gestação, parto e recém-nascidos’, afirma Barradas.

O secretário citou como exemplo dessa política os 15 novos hospitais inaugurados pelo governo estadual nos últimos oito anos, que representaram mais de 500 leitos destinados à saúde da mulher.

A pesquisa mostra que a taxa de mortalidade infantil caiu mais de um ponto percentual em todo o Estado – 16,07 em 2001 para 15,04 em 2002. Os menores índices foram registrados nas regiões de São Carlos (7,99 óbitos por mil nascidos vivos), Votuporanga (10,52) e Fernandópolis (10,63). Já as regiões que apresentaram as maiores taxas foram as de Itapeva (24,94), Santos (21,61), Tupã (20,36), Lins (19,97) e Guaratinguetá (19,86). As demais regiões registraram índices próximos à média estadual. ‘Nos últimos dez anos houve redução da taxa de mortalidade infantil em todas as regiões. Mas é fundamental redobrar os esforços para que todos os municípios tenham, no mínimo, uma taxa de apenas um dígito’, conclui Barradas.

C.C.

Notícia relacionada:

  • Mortalidade infantil é a menor já registrada em São Paulo