Saúde: Radiologia do HC recebe Angiógrafo de última geração

Equipamento será inaugurado no próximo dia 16, para otimizar a realização dos procedimentos realizados

qua, 09/06/2004 - 16h43 | Do Portal do Governo

A instalação do novo aparelho faz parte dos investimentos do InRad em tecnologia de ponta para atualização do parque de equipamentos. Essa modernização permite ao Instituto imprimir mais qualidade e agilidade nas suas atividades de ensino, pesquisa e assistência prestadas à população.

Inaugurado em 1991, o Serviço de Radiologia Vascular Intervencionista está instalado em uma área de 400m², que conta com tecnologia de última geração nos aparelhos de angiografia por subtração digital. O serviço realiza em média 110 exames/mês, e para melhor realização dos procedimentos complexos a unidade ganha um novo Angiógrafo – Integris Allura V5000 – Philips. O custo de adequação da área ficou em R$ 45.000,00 reais para receber este equipamento com valor estimado em U$ 800.000,00 dólares.

No InRad, o Serviço soma uma gama de 31 procedimentos, dos quais a arteriografia de membros superiores e inferiores – para localização de obstruções arteriais, as colangiografias – para problemas hepáticos e as alcoolizações – utilizadas nos hemangiomas causados por má-formação venosa, estão entre os mais realizados.

A Radiologia Intervencionista pode ser vista como uma especialidade do presente e futuro, que ao utilizar modernas técnicas de diagnóstico e tratamento, consagrou-se nacional e internacionalmente, de forma definitiva e eficaz, por satisfazer o anseio dos pacientes e médicos ao proporcionar um recurso mais econômico e menos agressivo ao paciente com rápida recuperação pós-operatória.

A unidade no InRad, considerada centro de referência no ensino e pesquisa, conta com equipe médica de radiologistas intervencionistas experientes, auxiliada por equipe multiprofissional treinada e capacitada na área e, é uma das pioneiras na introdução dessa técnica no País, que prima pela melhoria da qualidade de vida, preservando os resultados dos métodos diagnósticos e de tratamento conhecidos.

Este ano o InRad comemora 10 anos de sua criação e essa permanente modernização tecnológica é um dos princípios que garantem à Radiologia do HC a realização, em média, de 40 mil procedimentos mensais, somados os atendimentos de pacientes ambulatoriais e internados, do Pronto Socorro, dos diversos Institutos que compõem o Complexo HC.

Assessoria de Imprensa InRad
C.A.