Saúde: Queda nas doações reduz estoque de sangue no Hemocentro do HC

Carência maior é a do sangue tipo Rh negativo

ter, 16/09/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue está com estoque baixo. Geralmente, armazena em sua câmaras 5 mil bolsas e atualmente tem 3 mil, para atender a 300 hospitais da região metropolitana de São Paulo. O sangue menos disponível no momento é o O Rh negativo, o mais raro, pois apenas 9% dos doadores apresentam este tipo.

“A queda no estoque se deve, principalmente, às férias do meio do ano e ao frio”, justifica a médica hematologista Aline Monteiro, do Hemocentro do Hospital das Clínicas, considerado o maior da América Latina e um dos três do mundo.

Aline explica que o sangue pode ficar guardado de 35 a 42 dias na unidade do HC. “O reflexo das férias do meio do ano, quando cai consideravelmente a coleta, mostra-se agora, em setembro.” Quanto ao frio, ela diz que é normal as pessoas saírem pouco de casa nesta época, a não ser para as atividades cotidianas prioritárias.

Em tempos normais, os cinco postos de doação da fundação na capital coletam 15 mil bolsas por mês, metade no HC. No local, há instalações com 12 cadeiras para recolhimento do precioso líquido vermelho.

Tragédia e cultura

Pela legislação brasileira, pode doar sangue qualquer pessoa saudável, entre 18 e 65 anos, sem distinção de sexo, cor, raça ou condição social. Mesmo assim, medo, ignorância e falta de informação fazem com que menos de 2% da população procurem os hemocentros.

Especialistas acham, porém, que o problema crucial é a cultura. Comparando com a Europa, o Brasil é um País sem flagelos naturais e humanos como terremotos e guerras. As tragédias da História tornaram o europeu mais propenso a doar sangue, transferindo a cultura para as futuras gerações.

Além da saúde e da faixa etária, é necessário que o doador pese 50 quilos no mínimo. Deve estar alimentado, mas evitar ingestão de gorduras, dormir pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e mostrar documentação. Será impedido de doar se apresentar gripe ou febre, ter ingerido bebida alcoólica, possuir tatuagens com menos de um ano e ter passado por endoscopia nos últimos 12 meses.

Grávidas não podem fazer doação. Também serão impedidas mulheres até 90 dias após parto normal e 180 dias depois de cesariana. Se estiver amamentando, deve esperar um ano após o nascimento do filho.

Pessoas que estiveram nos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins devem esperar seis meses para doar. Quem morou nesses locais precisa aguardar três anos.

Postos de coleta da Fundação Pró-Sangue

  • Hospital das Clínicas
    Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar. Segunda a sexta, das 7 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. Estacionamento gratuito para doadores

  • Universitários
    Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária
    Segunda a sexta, das 8 às 17 horas

  • Mandaqui
    Rua Voluntários da Pátria, 4.301
    Segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 8 às 16 horas

  • Dante Pazzanese
    Avenida Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
    Segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 8 às 16 horas

  • Castelo Branco
    Rua Ari Barroso, 355 – Osasco
    Segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 8 às 16 horas

    Otávio Nunes
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)