Saúde: Projeto Urologista Cidadão quer combater doenças sexualmente transmissíveis

Objetivo do projeto é atender aos bolsões que concentram casos de DST e Aids

qui, 01/07/2004 - 11h33 | Do Portal do Governo

Dados divulgados pela ONU indicam que, a cada 14 segundos, um jovem se infecta no mundo por doença sexualmente transmissível. Em 60% dos casos, os atingidos são menores de 20 anos, dos quais 87% vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Para mudar esse quadro, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), com apoio do Laboratório Farmacêutico Eli Lilly, lançaram o projeto Urologista Cidadão.

A iniciativa vai levar orientação sexual a jovens de baixa renda a partir do trabalho voluntário de profissionais de saúde, informando e conscientizando crianças, adolescentes e familiares sobre assuntos relacionados à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids. Essa população, em situação de risco e vulnerabilidade social, é formada por famílias, com renda mensal de até dois salários mínimos, beneficiadas pelos programas Renda Cidadã, Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, da Seads.

“O objetivo é simples e direto: proporcionar aos adolescentes, principalmente, orientação ágil e correta, ampliando as possibilidades de prevenção, a partir do contato direto com esse público”, resume o presidente da SBU-SP, médico-urologista Aguinaldo César Nardi. “Temos uma responsabilidade social a cumprir. Não podemos assistir à escalada dos índices de aids e outras doenças de braços cruzados.”

Para a secretária da Seads, Maria Helena Guimarães de Castro, o projeto visa à inclusão social. “É nos bolsões de pobreza e nas famílias mais pobres que vamos encontrar maior incidência de DSTs e aids, porque não dispõem de informações para evitá-las.” A ação deverá beneficiar diretamente, até dezembro, entre 2,5 mil e 3 mil pessoas de até 17 anos em mais de 50 cidades do centro-oeste paulista. Jovens de outras faixas etárias também serão incentivados a participar.

Equipe multidisciplinar

Para viabilizar o trabalho de campo – palestras em escolas, distribuição de material impresso e visitas às famílias -, será formada uma equipe de urologistas voluntários. Cerca de 1,1 mil especialistas estarão informados sobre a iniciativa e poderão aderir à proposta. Pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais e monitores da Seads também atuarão na regional de sua abrangência.

Responsável pela capacitação continuada da equipe multidisciplinar envolvida no projeto, além de planejar todas as atividades e reuniões socioeducativas com os pais, A SBU-SP recebeu a adesão de 150 médicos voluntários. Os urologistas, educadores e profissionais interessados poderão se inscrever no site www.sbu-sp.org.br.

Cidades e regiões a serem atendidas pelo projeto

Araçatuba, Ilha Solteira, Birigüi, Pereira Barreto, Andradina, Penápolis, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu, Jaú, Barra Bonita, Bariri, Dois Campos, Brotas , Bocaina, Lins, Marília, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Americana, Araras, Conchal, Leme, Campinas, Artur Nogueira, Capivari, Jundiaí e região, Piracicaba e região, Sumaré, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, Aguaí, Andradas, Santa Bárbara, Americana, Piracicaba, Valinhos, Grande ABC, Guarulhos, Jandira, Carapicuíba, Cotia, São Paulo, Osasco, Peruíbe, Itanhaém, São Vicente, Santos, Araraquara, Guariba, Jaboticabal, Catanduva, Colina, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Votuporanga, Sorocaba, Vale do Paranapanema e Vale do Paraíba.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)