Saúde: Projeto Pura evita desperdício de água e reduz gasto do Instituto do Servidor Público

Objetivo do Pura é mostrar à população como economizar água

qua, 22/10/2003 - 14h56 | Do Portal do Governo

O Projeto Pura da Sabesp reduziu em 10% o consumo excessivo de água nas unidades do Iamspe. A afirmação foi feita pelo engenheiro sanitarista da empresa de água, Ricardo Chain, no último dia 08 de outubro, ocasião em que proferiu uma palestra sobre o Projeto Pura – Utilização Racional da Água, aos novos funcionários do Instituto.

O Pura visa mostrar à população como economizar água. Ele possui basicamente três fases. A primeira refere-se à pesquisa e correção de vazamentos, rede de reservatórios e substituição de pontos de consumo. A segunda é a da campanha educacional e, por fim, a terceira, trata da implantação de software para que a Companhia possa fazer o gerenciamento de consumo e vazamento de água à distância, em tempo real.

O programa da Sabesp, iniciado na Instituição na Administração anterior, teve continuidade com a renovação do convênio entre as partes feita pela atual Superintendência. Desde então, dando continuidade aos trabalhos realizados, foi implantada sua segunda fase.

Com o novo acordo operacional, o Iamspe conseguiu uma bonificação de 25% na tarifa de abastecimento de água – porcentagem que significou uma redução de 110 mil reais por mês nas contas de água. Com a redução de 10% do consumo efetivo de água, a Instituição já poupou R$ 43.770,00.

Entre as principais medidas adotadas nessa segunda fase do Pura no Iamspe estão a instalação de torneiras temporizadas (automáticas) e de vasos sanitários com caixa acoplada de seis litros nos banheiros, testes para verificar se as caixas de água estão com vazamento ou não (estanqueidade), além da definição de pontos de instalação de medidores (hidrômetros) nos locais de maior utilização de água como, por exemplo, ar condicionado, água quente e vapor.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.