Saúde: Projeto Jovens Acolhedores recebe inscrições até a próxima segunda-feira

São 464 vagas; estudantes de curso superior receberão valor integral da mensalidade escolar como pagamento

ter, 02/08/2005 - 10h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde resolveu ampliar um projeto que virou referência em atendimento humanizado para todo o Brasil. Estudantes universitários já podem se inscrever para participar do projeto Jovens Acolhedores. São 464 novas vagas, que se juntarão aos 235 acolhedores que hoje trabalham em hospitais estaduais.

Além da Grande São Paulo, incluindo a capital, agora o projeto Jovens Acolhedores será implementado em hospitais estaduais do interior e litoral do Estado. Para participar os alunos universitários precisam estudar em faculdades que já se interessaram e se cadastraram na Secretaria (confira a lista). Depois do processo de inscrição, de 22 de julho a 8 de agosto, haverá sorteio para preenchimento das vagas. Os selecionados participarão de treinamento e estarão capacitados para humanizar o atendimento de 40 unidades de saúde da rede estadual. As inscrições precisam ser feitas pelo site www.saude.sp.gov.br, no destaque Jovens Acolhedores.

Como no primeiro ano, cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria. As faculdades se comprometem a complementar os valores das mensalidades escolares. O contrato é de um ano e os participantes precisam cursar do primeiro ao penúltimo ano universitário e ter disponibilidade de 20 horas semanais entre segunda e sexta-feira. No momento da inscrição o estudante escolhe a unidade que deseja trabalhar, sem a necessidade da cidade onde mora.

‘O projeto deu certo já no primeiro ano de implantação. Agora a secretaria irá ampliá-lo para todo o Estado. Quem tem um problema de saúde precisa, sem dúvida, de cuidados médicos, mas também de atenção’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.. ‘A aflição do paciente diminui à medida que é constantemente informado sobre o que está ocorrendo, a que horas será atendido, quais serão as etapas desse atendimento e se, por ventura, existe um caso mais grave que o dele exigindo atendimento preferencial’, diz.

Cidades como Santos, Promissão e Presidente Prudente serão contempladas (confira a lista de hospitais). Lançado em agosto de 2004, o projeto mostrou-se de grande sucesso no atendimento a pacientes e acompanhantes.

Os Jovens Acolhedores realizam o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(RK)