Saúde: Projeto Jovens Acolhedores procura humanizar hospitais

Quinhentos universitários serão contratados durante um ano para o projeto

qua, 14/01/2004 - 18h41 | Do Portal do Governo

Pacientes e seus acompanhantes assistidos nos hospitais e centros de saúde estaduais terão atenção especial e atendimento humanizado. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde está desenvolvendo o Projeto Jovens Acolhedores. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição de sábado, dia 10, Poder Executivo, Seção I. A partir dessa data, as instituições de ensino interessadas têm 10 dias úteis para inscrever-se. Universidades interessadas em participar do projeto devem se cadastrar junto à Secretaria da Saúde.

De acordo com o projeto, cada hospital terá pessoal treinado para humanizar o atendimento, recebendo, encaminhando e informando pacientes e acompanhantes, geralmente desamparados, ao entrar em um hospital.

Quinhentos universitários, provenientes de quaisquer cursos, serão contratados durante um ano. Antes do primeiro contato com o paciente, eles receberão treinamento de profissionais de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. Os universitários serão estimulados para cumprimentar os doentes atenciosamente, prestar orientação eficiente, com informações precisas e encaminhamento adequado.

Bolsa: valor da mensalidade

Como o próprio nome sugere, o Jovens Acolhedores visa a acolher, confortar, explicar e proporcionar a confiança que o paciente necessita. “Quem tem problemas de saúde precisa de cuidados médicos, mas também de atenção”, afirma o secretário Luiz Roberto Barradas Barata. “A aflição do paciente diminui à medida que é constantemente informado sobre o que está ocorrendo, a que horas será atendido, quais serão as etapas desse atendimento e se, por ventura, existe um caso mais grave que o dele exigindo atendimento preferencial”, explica.

A filosofia de atendimento humanitário já é seguida pelos hospitais do Estado. “O Projeto Jovens Acolhedores será decisivo para a Secretaria criar um padrão de alta qualidade na saúde pública do Estado”, observa o secretário.

Os graduandos serão contratados após o convênio firmado entre a Secretaria e instituições de ensino. Depois de selecionados, haverá sorteio e encaminhamento dos estudantes aos hospitais. Para participar será preciso estudar em faculdade cadastrada no projeto. O salário será referente ao valor da mensalidade na universidade. A Secretaria arcará com R$ 350, deixando o restante por conta da instituição.

SERVIÇO
Para fazer a inscrição, as universidades interessadas devem manifestar a intenção por escrito, em carta dirigida à Secretaria da Saúde, Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 – Cerqueira César – CEP: 05403-000 – São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)