Saúde: Projeto Conviver auxilia pacientes que tiveram câncer de mama

Com entrada franca, encontro será realizado hoje na Capital

sex, 09/08/2002 - 9h10 | Do Portal do Governo

Colher depoimentos e relatos de pacientes que tiveram câncer de mama, reunindo também familiares e especialistas, entre médicos, fisioterapeutas e psicólogos, vinculados à rede estadual de Saúde num diálogo franco sobre o assunto. Este é o objetivo do ‘Projeto Conviver’, promovido pelo Hospital Pérola Byington, que será realizado nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 9h30, no Hotel Danúbio, na Capital.

As formas de prevenção, a sexualidade da mulher e o preconceito estão entre os temas a serem discutidos. A abertura será feita pelo diretor do hospital, doutor José Antonio Marques.

O Conviver é realizado uma vez, a cada três meses. Devido a esta iniciativa, em maio deste ano o projeto foi premiado pela Câmara Brasil-França. Com palestras e discussões, o projeto procura estimular a união de pacientes, familiares, psicólogos, oncologistas, nutricionistas e enfermeiros na busca de um diálogo franco sobre o assunto, quebrando tabus, abordando verdades e mitos sobre a doença e mostrando que é possível conviver com ela, mantendo a qualidade de vida.

Serão discutidos aspectos básicos do câncer de mama (explicando o surgimento e implicações), os mitos que cercam a radioterapia e a quimioterapia (enfocando os procedimentos e conseqüências desses tratamentos) e a importância de uma atitude positiva diante da doença, como forma de superá-la.

O câncer de mama é hoje uma das principais causas de morte no Brasil. É, provavelmente, o tipo de tumor mais temido pelas mulheres, devido à alta incidência e, sobretudo, pelos efeitos clínicos, psicológicos e nutricionais, que afetam até mesmo a imagem da paciente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, anualmente são registrados mais de 36 mil novos casos e 9 mil mortes em todo o País.

Especializado na saúde da mulher, o Pérola Byington realiza tratamentos de câncer de mama, de colo, de útero, além de problemas ginecológicos. Localizado na avenida Brigadeiro Luís Antonio, 683, ele atende pacientes da Capital, Interior e de outros estados. O Pérola é o único hospital público do Estado de São Paulo que realiza tratamento de esterilidade.

Para participar do evento é preciso chegar com bastante antecedência para reservar o lugar. A entrada é franca.

Valéria Cintra

Data: Sexta-feira, dia 9 de agosto de 2002
Horário: Das 9h30 às 12 horas
Local: Hotel Danúbio – Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 1.099 – Bela Vista – São Paulo-SP