Saúde: Programa Saúde Ocular do Escolar chega a mais oito regiões do Estado

Objetivo é atender mais 35 mil alunos da 1.ª série do ensino fundamental público

sex, 01/08/2003 - 18h06 | Do Portal do Governo

O programa Saúde Ocular do Escolar, da Secretaria da Saúde do Estado, deve ser ampliado para mais oito regiões do interior até o fim de outubro. Já implantado na região de Registro, ele tem por objetivo atender alunos da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas e, se detectado problemas oftalmológicos, encaminhá-los ao serviço público especializado.

Iniciado em maio, na Direção Regional de Saúde (DIR) de Registro, programa irá beneficiar cerca de 35 mil alunos matriculados em 137 municípios das regiões de Araraquara, Bauru, Botucatu, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Taubaté.

Na primeira etapa, o projeto atingirá municípios com até 40 mil habitantes, onde a disponibilidade de serviço oftalmológico costuma ser menor.

O programa consiste no treinamento de professores para a realização do exame de vista. A secretaria treina os profissionais e fornece o equipamento para o teste. Todas crianças que apresentarem problemas oculares serão encaminhas a um oftalmologista e, se preciso, receberão óculos.

“A intenção é identificar distúrbios visuais que, se não forem descobertos precocemente, podem causar problemas permanentes e irreversíveis, interferindo no rendimento escolar das crianças e, conseqüentemente, no seu desenvolvimento psico-social”, afirma o coordenador de Saúde do Interior, Nelson Pesciotta.

Estima-se que aproximadamente 15% desses estudantes apresentem problemas como baixa acuidade visual ou a presença de algum sinal que justifique seu encaminhamento ao médico oftalmologista. Do total de crianças, cerca de 6% – 2.100 alunos – devem necessitar de lentes corretoras.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.