Saúde: Programa Prevenir realiza mais exames em servidores públicos estaduais

Desta vez, profissionais do Hospital do Servidor Público estiveram na Secretaria da Cultura

sex, 30/04/2004 - 8h15 | Do Portal do Governo

Dando continuidade ao trabalho de rastreamento do Programa Prevenir Iamspe nas Secretarias do Governo Estadual, membros do Prevenir estiveram na quarta-feira, dia 28 de abril, na Estação das Artes Concourse – localizada na Secretaria da Cultura – para fazer o monitoramento da saúde dos funcionários do local.

Cerca de 100 servidores foram examinados através da medição de pressão arterial, coleta de sangue para dosagem de colesterol, glicemia, triglicérides e PSA (detecção de câncer de próstata) em homens acima de 40 anos. Além disso, eles também responderam a um pequeno questionário sobre Estilo de vida, Prevenção de Doenças e Condições de Saúde. O material coletado será avaliado e, após 20 dias, o resultado dos exames será encaminhado à Cultura e entregue aos funcionários por um médico da sede.

A equipe do Prevenir continou na Secretaria Cultura, na quinta-feira, dia 29, e estará lá nesta sexta-feira, dia 30, atendendo mais servidores. Segundo o Diretor do Serviço de Medicina Social do Iamspe – Dr. Pedro Jafferian, que também esteve presente na Secretaria, estima-se que, ao final dos três dias, cerca de 300 funcionários sejam atendidos. “Um número relevante, uma vez que, no mês de fevereiro deste ano, examinamos 200 pessoas em nossa abertura de temporada de visitas aos servidores no ano de 2004, que aconteceu na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania”, ressaltou ele.

Ao longo do rastreamento desenvolvido nas Secretarias, o Programa Prevenir Iamspe identificou 42,8% de servidores com sobrepeso e obesidade; 92,5% sedentários e 28,6% fumantes. Foram também constatados mais de 1.300 casos de funcionários com hipertensão, 228 com diabetes, 2.293 com alterações nos níveis de colesterol, ou triglicérides no sangue; três cânceres de mama; dois cânceres de colo de útero e quatro com câncer de próstata identificados.

Trata-se de um Programa de sucesso – coordenado pela equipe de profissionais do Serviço de Medicina Social – que, desde sua implantação em 98, tem atingido seu objetivo: promover a saúde e a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis entre os funcionários públicos estaduais por meio de um conjunto de atividades voltadas à melhoria do estado de saúde e da qualidade de vida.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.