Saúde: Programa Estadual DST/Aids-SP investe em prevenção

nd

qua, 24/04/2002 - 15h16 | Do Portal do Governo

O Programa Estadual DST/Aids-SP está promovendo até o próximo sábado, dia 27 , em São José do Rio Preto, um evento voltado a capacitação dos coordenadores dos projetos de prevenção junto a usuários de drogas injetáveis. Esta população responde por 19.3% dos casos notificados de aids no Estado de São Paulo.

Na mesma data, na Capital, serão capacitados coordenadores de projetos voltados à população em situação de pobreza. Esta iniciativa é fundamental, uma vez que a epidemia de HIV/aids cresce entre a população socialmente desfavorecida.

No início deste ano, foram aprovados 86 projetos de prevenção às DST/HIV/AIDS voltados a populações mais vulneráveis. A avaliação foi realizada por um grupo de trabalho, formado por profissionais do
Programa Estadual DST/Aids de São Paulo. Usuários de drogas injetáveis, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e população em situação de pobreza tiveram seus projetos ampliados. Todos deverão ser executados até o final de 2002.

Entre os 86 projetos, 22 destinam-se ao grupo HSH (homens que fazem sexo com homens), 26 a UDIs (usuários de drogas injetáveis), 23 a profissionais do sexo, 9 a população em situação de pobreza, 2 a população prisional, 1 ao Serviço Disque/DST/AIDS e 3 ao grupo de atenção básica. Estes últimos visam a melhoria do atendimento dos serviços de saúde no que se refere às DST/HIV/AIDS.

As Direções Regionais de Saúde de São José do Rio
Preto, Campinas e Piracicaba, ONGs locais e mais de 40 municípios do Estado de São Paulo estão envolvidos nos projetos, orçados em cerca de R$ 2,5 milhões, financiados pela Coordenação Nacional DST/AIDS-MS.

Mais informações pelo telefone: (11) 5084-6143, com Emi Shimma.