Saúde: Programa educacional apresentado à USP melhora qualidade do leite

O veterinário Alexandre de Azevedo Olival apresentou o estudo à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

sex, 20/12/2002 - 18h48 | Do Portal do Governo

Um programa educativo ajudou a melhorar a qualidade do leite de pequenos produtores da região de Pirassununga, no Interior do Estado. Segundo o autor da dissertação de mestrado Avaliação da qualidade do leite de produtores do município de Pirassununga submetidos a um programa educativo, o veterinário Alexandre de Azevedo Olival, a iniciativa deve ser difundida para que a qualidade do leite melhore significativamente no País.

Olival estruturou um programa educativo participativo com objetivo de aprimorar a qualidade do leite produzido na região, já que grande parte era vendida pelos produtores diretamente à população. Ele levou em consideração a realidade dos fazendeiros e seu conhecimento sobre o assunto. O programa também tinha objetivos qualitativos, como o fortalecimento da comunidade.

O estudo, que mediu a eficiência do projeto educativo, foi apresentado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP em novembro desse ano. Para realizá-lo, o veterinário selecionou uma comunidade com 13 pequenos produtores. Procurou um grupo de pessoas de baixa renda, que utilizassem baixo índice de modernização na ordenha e cujo leite fosse ‘ruim’, ou seja, com muitas bactérias.

Após seis meses de preparação, em que o pesquisador visitou as fazendas, analisou o leite produzido e fez entrevistas, iniciaram-se reuniões quinzenais. Nelas, eram discutidos os problemas da produção leiteira e como melhorá-los. ‘As reuniões despertaram os participantes para a importância de se produzir um leite de qualidade. Eles mesmos se empenharam em melhorar seu produto.’

Mais informações: (019) 3561-7491 ou (011) 9656-7922 ou pelo e-mail aolival@hotmail.com

Site: www.usp.br/agen/repgs/2002/pags/326.htm

C.A