Saúde: Programa de humanização chega à metade dos hospitais estaduais

Em dois anos, 40 hospitais, 50,6% do total, formaram grupos para humanização do atendimento

sex, 16/05/2003 - 17h10 | Do Portal do Governo

O Programa de Humanização Hospitalar desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde está modificando o atendimento aos pacientes.

Dos 79 hospitais estaduais de São Paulo, 40 já possuem grupos que melhoram o atendimento a pacientes e as condições de trabalho dos funcionários.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba foi o 40º a aderir ao programa. A portaria definindo os profissionais que fazem parte do grupo foi publicada nesta sexta-feira, dia 16, no Diário Oficial do Estado.

Há duas fases no Programa de Humanização Hospitalar. Na primeira é realizado treinamento de profissionais, tornando-os capacitados para detectar possíveis problemas nas relações entre funcionários e pacientes. O passo seguinte é criar núcleos de trabalho para fazer esse diagnóstico, propor soluções para os possíveis problemas e apresentar programas melhorem o atendimento.

“A humanização no atendimento é prioridade para o governo estadual. Os grupos são importantes para que o paciente seja cada vez mais bem recebido e atendido’, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Até o fim do ano, outros 10 hospitais da rede estadual no interior serão incluídos no programa. O restante formará seus grupos de atendimento gradativamente. ‘A partir deste ano, vamos estender o programa às santas casas, hospitais-escola e para outras organizações sociais’, diz Izabel Cristina Rios, coordenadora do Núcleo de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde.