Saúde: Pró-Sangue quer conscientizar população no Dia Nacional do Doador

Data será comemorada nesta sexta-feira, dia 25

sex, 25/11/2005 - 7h49 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para não deixar a data passar em branco, a Fundação Pró-Sangue homenageará seus doadores com algumas surpresas. Por exemplo, ganharão lanches especiais e o Posto Clínicas será decorado com muitas flores.

Para a campanha ‘Mantenha seu sangue circulando. Doe sangue’, criada voluntariamente pela agência da ESPM, a Imprensa Oficial do Estado colaborou com a impressão de 15 mil cartazes, que serão distribuídos na frota de ônibus da São Paulo Transportes (SPTrans), 200 cartazes para os trens da CPTM e do Metrô e 20 painéis para a exposição no Metrô Itaquera da campanha Imite seu Ídolo – Doe Sangue, que completa 10 anos e tem a participação de Daniela Mercury, Ana Maria Braga, Gustavo Borges e outros. Além disso, durante a semana grupos de danças típicas farão apresentações na sala de coleta.

Ainda com a intenção de conscientizar e educar a população para a importância da doação voluntária ocorre, até sábado, a campanha Doe Sangue, Doe Vidas, que tem a participação de cem postos de coleta, distribuídos por 172 municípios do Estado. Conselho Regional de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil, Sociedade Cultural Brasil-Japão Bunkio são algumas das entidades que apóiam a iniciativa. Também são parceiros no Dia Nacional do Doador, as empresas Bauducco, Vigor, Uemura Flores e Rizzo.

Doar é fácil e faz bem

Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, apresentar RG, estar alimentado e em boas condições de saúde. O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros do Metrô Clínicas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo da Estapar – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar. Informações sobre como doar e endereços dos outros postos podem ser obtidos pelo Disque Pró-Sangue (0800 55 0300) ou acessando o site www.prosangue.sp.gov.br. A doação também pode ser agendada pela Internet.

Da Agência Imprensa Oficial

J.C.