Saúde: Prevenção a câncer de boca para idosos será feita junto com vacinação contra gripe

Falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas relacionados à doença

sex, 22/04/2005 - 18h08 | Do Portal do Governo

Durante a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso as pessoas com 60 anos ou mais poderão passar por exames de prevenção contra câncer de boca. A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), está orientando e estimulando municípios que queiram participar da iniciativa. De 25 de abril a 6 de maio, depois de imunizados contra gripe, idosos poderão passar por análise no posto de saúde.

Todas as prefeituras do Estado podem entrar no programa, que não é obrigatório. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem o câncer bucal, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade.

Para este ano a Secretaria preparou uma mudança de foco. A prioridade será identificar possíveis casos de câncer de boca ainda no postos de saúde. Para isso, os dentistas terão foco na análise dos tecidos moles. Em anos anteriores, também eram observados casos de cáries, tártaro e placas bacterianas, por exemplo, o que aumentava o tempo da consulta e desestimulava os idosos a esperar para passar pelo exame.

O objetivo da Secretaria é examinar mais idosos para identificar o maior número de casos suspeitos de malignidade. Os que apresentarem casos suspeitos serão encaminhados para uma nova triagem e terão acompanhamento dos casos.

A campanha tem crescido ano a ano no Estado O número de pacientes examinados quase triplicou entre 2001 – primeiro ano do projeto – e 2004. No ano passado, 238.087 idosos foram examinados em 490 municípios. Em 2001, os exames foram feitos em 87 mil idosos de 334 cidades do Estado.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)