Saúde: População da zona leste da Capital ganha novo centro de parto natural

Unidade será inaugurada nesta nesta quinta-feira, dia 1º

qua, 30/11/2005 - 12h26 | Do Portal do Governo

A população da zona leste da capital ganha nesta quinta-feira, 1º de dezembro, um novo centro de parto natural. Às 16h a Secretaria de Estado da Saúde irá entregar a nova unidade, dentro do Hospital Geral de São Mateus.

Instalado no primeiro andar do hospital, o centro de parto terá oito suítes (quatro delas com banheiras de hidromassagem), oito camas de parto, dez berços de reanimação e cadeiras de acompanhantes, além de bolas de fisioterapia e ‘cavalinhos’ – equipamentos usados pelas gestantes para ajudar no trabalho de parto.

Com o novo centro, o hospital de São Mateus realizará 70 partos a mais por mês. Hoje a instituição realiza 180 partos mensais, devendo ampliar para 250 no mesmo período. Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médico neonatal, ginecologista obstetra, assistente social e psicólogo, vai atuar no Centro.

‘Na maioria dos casos o parto natural é muito melhor para o bebê e para a mãe. Propicia uma recuperação mais rápida. O novo centro [é completamente moderno e trás o que há de novo em parto natural’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O hospital de São Mateus já atende partos de alto risco da capital. Conta com 14 leitos de UTI Adulto, seis de UTI Neo-Natal e 26 leitos de maternidade.

O novo centro de parto humanizado fará ‘companhia’ à Casa de Maria, unidade da secretaria também na zona leste da capital. Considerada referência nacional de atendimento a gestantes, a Casa de Maria foi vencedora, em fevereiro deste ano, do Prêmio Galba de Araújo, do Ministério da Saúde. Também foi a melhor do Sudeste brasileiro, em 2004. Tanto na Casa de Maria quanto na unidade de São Mateus o acompanhamento médico para casos de emergência é constante_ ambos ficam em hosiptais.

O Hospital Geral de São Mateus fica na rua Ângelo de Cândia, 540 – São Mateus.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.