Saúde: Pesquisa sobre bulimia e anorexia é apresentada em São Paulo

Apresentação está sendo realizada durante a durante 'I Jornada de Transtornos Alimentares'

sex, 25/10/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

Começou nesta sexta-feira, dia 25, em São Paulo, a ‘I Jornada de Transtornos Alimentares e Obesidade do Ambulatório de Bulimia e Anorexia (Ambulim), do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC). No evento, está sendo apresentada uma pesquisa realizada pelo Ambulim sobre os métodos utilizados para perder peso, por pessoas com transtornos alimentares, que incluem exercícios físicos em excesso.

O estudo, feito com um grupo de 47 mulheres entre 18 e 38 anos, portadoras de anorexia e bulimia, detectou que 42,6% praticavam exercício de forma excessiva. Cerca de 34% das pacientes dedicavam duas horas ou mais à atividade. Segundo a coordenadora do estudo, a psiquiatra Sheila Assunção, essas mulheres dependem da atividade física para garantir seu bem-estar. Ficam aborrecidas quando não podem exercitar-se e, se isso acontece, compensam com horas extras na sessão seguinte. Elas têm rotina fixa para a prática de atividades, exercitam-se mesmo indispostas, cansadas ou machucadas e deixam de participar de eventos sociais, caso isso possa atrapalhar a rotina do exercício.

Segundo a psiquiatra, um fato que chamou a atenção foi o de que, preocupações com peso e imagem corporal precederam o início das atividades físicas – dado que contrasta com estudos realizados que descrevem a atividade física intensa antecedendo um transtorno alimentar. Essa obsessão é motivo de preocupação por parte dos especialistas, uma vez que o padrão excessivo acarreta prejuízos psicológicos, sociais e físicos que se somam àqueles comuns aos transtornos alimentares.

O trabalho revelou alguns dos principais métodos adotados para a perda de peso:
– indução de vômito em 80,9% das pacientes;
– uso de diurético em 36,2%;
– uso de laxantes em 74,5%;
– uso de inibidores de apetite em 55,3%;
– prática de atividade física em 70,2%.

Entre as razões para a prática de exercício, as justificativas foram:
– 63% para perder peso;
– 60,5% para melhorar a forma física;
– 26,3% para manter ou melhorar a saúde.

Data: Sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de outubro de 2002
Horário: A partir das 9 horas
Local: Anfiteatro Principal do IPq – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/nº – 1º andar, Complexo HC – São Paulo-SP.