Saúde: Pesquisa revela importância do controle da ingestão de gorduras

Trabalho foi desenvolvido no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo

ter, 02/04/2002 - 15h10 | Do Portal do Governo

Pesquisa descobre que taxa de remoção de triglicérides do sangue de pessoas acima de 30 anos, após refeição normal, apresenta maior lentidão do que em faixas etárias mais baixas, ocasionando condições metabólicas propícias para a aterosclerose.

Como se comporta o metabolismo de lípides (‘gorduras’) do sangue, e mais especificamente de triglicérides, após as refeições? Foi em busca dessa resposta que a doutora Jaqueline Scholz Issa, médica da Unidade Clínica de Dislipidemias do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP) estudou um grupo de 64 pessoas normais (26 homens e 38 mulheres), divididas em grupos por faixa etária (20 a 30 anos; 31 a 40 anos; e 41 a 50 anos).

Os resultados apontam para uma descoberta inusitada: já a partir dos 30 anos, indivíduos normais apresentam taxa de remoção de triglicérides do sangue mais lenta em comparação a grupos mais jovens. Com o passar dos anos, essa situação, decorrente do processo natural de envelhecimento, tende a se acentuar, sendo mais presente no grupo acima de 41 anos.

‘Isso equivale a dizer que a preocupação com a ingestão de gorduras na alimentação deve começar bem antes dos 40 anos, com vistas ao controle da aterosclerose, principal causa das doenças cardiovasculares. Caso contrário, o indivíduo corre o risco de já estar bastante comprometido, do ponto de vista vascular, ao chegar em idade mais avançada’, alerta.

Pesquisas indicam que, após consumo de refeições com, em média, 30% do valor calórico em gorduras (dieta normal), o pico de quilomícrons (partículas de transporte de triglicérides) é alcançado entre 3 e 6 horas. Depois de 12 horas sem ingestão de nova alimentação, essas partículas não são mais detectáveis em pessoas normais.

Segundo a pesquisadora como a velocidade do metabolismo responsável pela ‘limpeza dos triglicérides do sangue’ oriundos da alimentação é progressivamente mais lenta com o avançar da idade a possibilidade de o indivíduo mais estar com o sangue cheio deste lípide na próxima refeição é alta. Assim, ocorre o prolongamento de uma condição propícia para o desenvolvimento da aterosclerose.

A médica recomenda a adoção de uma dieta menos gordurosa e a prática de exercícios físicos regulares com orientação especializada, principalmente para os mais idosos. ‘A atividade física consome parte dos resíduos de triglicérides do sangue que não foram ´limpados´ pela ação metabólica pós-refeição’, informa.