Saúde: Pérola Byington recruta mulheres para participar de testes da vacina contra HPV

Mulheres têm que ter entre 16 e 23 anos

qui, 13/02/2003 - 20h06 | Do Portal do Governo

O Hospital Pérola Byington, da Secretaria de Estado da Saúde, está recrutando mulheres que têm entre 16 e 23 anos para participarem de testes da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). As pesquisas começaram há alguns anos nos Estados Unidos e hoje milhares de mulheres em vários países participam dos estudos. O Hospital Pérola Byington, por ser referência no tratamento do câncer feminino, é um dos centros brasileiros que integram a pesquisa.

Além da idade, as mulheres precisam preencher alguns requisitos como não terem tido verrugas, cauterizações ou tratamento anterior por HPV, não estarem grávidas e não pretenderem engravidar no próximo ano, morar em São Paulo e não pretenderem mudar de cidade nos próximos quatro anos.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível mais freqüente na população sexualmente ativa. Uma em cada quatro mulheres no Brasil têm HPV e mais de 70% das mulheres brasileiras já entraram em contato com o vírus em algum momento de suas vidas. Ao todo são 80 tipos de HPV e alguns deles, dependendo da imunidade da pessoa contaminada, pode causar câncer como o do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no Brasil.

A transmissão do HPV normalmente se dá por relação sexual, os homens também se contaminam e transmitem o vírus, mesmo sem ter lesões visíveis. Alguns dos sintomas característicos da doença são dor e ardor intensa na região genital e o aparecimento de verrugas com aspecto de couve-flor. Algumas das formas de prevenção do HPV são: evitar múltiplos parceiros, usar preservativos nas relações sexuais e evitar o início da vida sexual precoce.

Mais informações de como participar dos estudos para a vacina contra o HPV pelos telefones: 5584 8182 / 5583 1511.