Saúde: Pediatria do Servidor Público ganha brinquedoteca e Sala de Brincar

Ação faz parte da humanização do atendimento

ter, 16/12/2003 - 10h20 | Do Portal do Governo

Sob as vozes das crianças do Coral da LBV e da Bandinha do Sobe e Desce, formado pelos pacientes internados do Serviço de Pediatria, o Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) inaugurou no dia 4 de dezembro a Brinquedoteca e a Sala de Brincar daquela enfermaria, que fica no 3º andar do prédio do Hospital. Para esta inauguração foi fundamental o apoio da Kibon, que doou os mais variados brinquedos para o entretenimento dos pequenos pacientes.

Na ocasião, O Dr. Milton Flávio lembrou que todo trabalho feito na Instituição visa à humanização do atendimento. Só na área pediátrica, o Iamspe deu um grande salto, pois inaugurou, no dia 2 de outubro, o Pronto-Socorro Infantil totalmente estruturado para o atendimento de crianças e adolescentes, e agora passa a trabalhar o projeto de um espaço a ser criado na enfermaria com finalidade pedagógica, que terá três salas de aula, computadores e demais salas de atividades, entre elas a Brinquedoteca e a Sala de Brincar. “Kibon ter vocês como parceiros” terminou de forma descontraída o seu discurso, que destacou a importância de ter dentro da sociedade empresas que priorizem a criança, o cidadão e a humanização.

O Superintendente do Iamspe ainda completou sua fala dizendo que deseja transformar o Hospital numa casa de alegria – para o paciente se recuperar com motivação e para o funcionário sentir prazer em cumprir o seu trabalho. Ele cumprimentou o empenho de todos nessa realização, bem como os parceiros nas pessoas do Dr. Guilherme Aranha e das representantes da Kibon, Sonia e Tatiana.

Finalizou reforçando a continuidade do projeto de humanização implantado desde sua posse, “esta semana inauguramos três setores, a Farmácia Ambulatorial, a Enfermaria de Retaguarda do PS e agora a Brinquedoteca e a Sala de Brincar, além da abertura da nova exposição da Jovem Guarda no Espaço Cultural, tudo isso dentro do princípio de humanização”, disse Dr. Milton Flávio.

A Diretora do HSPE, Dra. Maria Angela, que obteve o título de Hospital Amigo da Criança quando dirigiu a Maternidade Interlagos, disse acreditar que o HSPE caminha para a mesma conquista. “O PS Infantil é uma mostra disso, parabéns a todos”, afirmou. O Diretor da Pediatria, Dr. Tomáz Guzzi, agradeceu o presente de natal que foi os brinquedos doados pela Kibon. A empresa atua no Serviço com a oficina de Palitos desde 1999.

Por sua vez, o Dr. Guilherme Aranha expôs que o projeto criado para a Pediatria só é possível porque a Administração do Iamspe abre espaço para essas iniciativas, que deram início com a adoção do programa de humanização no Iamspe. “A Associação Brasileira pelo Direito de Brincar é parceira nesse projeto da Pediatria e no próximo dia 20 de dezembro estará homenageando o Dr. Milton Flávio pelas ações de humanização no Instituto e a Kibon pelo trabalho.

O Projeto

É a primeira vez que o Serviço de Pediatria do HSPE, que conta com 50 leitos, tem um espaço “mágico”, com duas salas, destinadas às crianças – de bebês até a adolescência – visando estimulá-las a brincar, colocar sua criatividade e espontaneidade para fora e desenvolver o seu senso cognitivo, entre outras atribuições.

“A Brinquedoteca do HSPE é um espaço onde a criança terá respeito, tendo a possibilidade de fazer suas escolhas, de decidir se quer ou não brincar. Algo novo, um processo de aprendizado, também para os profissionais que atuam na Pediatria”, disse a Assistente Social do Serviço, Virgínia Maria de Oliveira Quaresma.

“O brincar é muito importante porque aumenta a imunidade da criança, a internação se torna menos traumatizante e o paciente poderá se recuperar mais rapidamente, antecipando sua estadia no hospital, além de possibilitar o enriquecimento da relação familiar da criança, estreitando os laços entre mãe e filho”, complementou. “Os pacientes que por ventura não puderem sair de seus leitos terão brinquedos em seus quartos”, informou ela.

As salas de recreação do HSPE com muitas cores receberam mobiliário específico, videogame, jogos infantis, brinquedos musicais, aparelhos eletrônicos como notebook, televisor e radiogravador, fantoches e fantasias para teatro, livros ilustrativos com histórias leves, materiais para atividade de oficina e brinquedos diversos, todos os itens doados pela Kibon. A Brinquedoteca conta com brinquedistas, recreacionistas, voluntárias, entre outros, que darão assistência aos seus pequeninos usuários.

Espera-se que a criança, ao deixar o Hospital, leve da entidade uma imagem mais leve e gostosa, tendo a convicção de que teve todo o tratamento necessário, mas, também, muita alegria e distração para amenizar os momentos de dor. Esta idéia vai ao encontro da Superintendência do Iamspe e da Administração do HSPE que é a de mudar o conceito das pessoas de que hospital é um lugar triste e esclarecer que através da arte, da música, da cultura, dos brinquedos, os dias passados pelo paciente no Hospital do Servidor podem ser mais alegres.

“A Brinquedoteca é um presente para nossas crianças-pacientes”, afirmou a Assistente Social. “No mundo de faz de conta a criança consegue trabalhar situações que na vida real para ela é difícil de assimilar”, acrescentou. O espaço é dividido por cantos: canto do bebê, do faz de conta, das invenções – onde a criança poderá construir jogos, canto da oficina de arte, entre outros. Nela, o remédio dos pequeninos será o brincar.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.