Saúde: Pediatria Clínica do Hospital do Servidor é serviço de excelência

UTI Pediátrica é pioneira em subespecialidades

ter, 18/01/2005 - 12h12 | Do Portal do Governo

Localizado no 3º andar do prédio do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) na ala par e ímpar, o Serviço de Pediatria Clínica é um dos maiores da instituição, além de ser um dos mais antigos.

Existente desde 1961, trata-se de um setor aconchegante e acolhedor, que procura lidar com seus pequenos pacientes da forma mais humana possível, e que ficou reconhecido em todo o Brasil por ter sido o primeiro a organizar uma UTI Pediátrica, no ano de 1972 e, também, pioneiro em se dividir em subespecialidades. Hoje, conta com a oncopediatria, cardiopediatria, pneumopediatria, rematopediatria, hematopediatria, endocrinopediatria, nefropediatria, gastropediatria, herbiatria (grupo de adolescentes) e UTI Pediátrica. O Serviço, que é dirigido há 10 anos pelo Dr. Tomaz Wilson Guzzi, divide-se em três grandes setores com enfermarias distintas: Pediatria Geral, Oncopediatria e UTI Pediátrica. Para atendê-los, ele conta com 55 médicos em seu corpo clínico, 9 enfermeiras, 52 auxiliares de enfermagem, 2 técnicas e 5 atendentes, que se dividem em equipes para dar assistência de qualidade às crianças da Unidade.

Essa separação por subespecialidades e por setores, a Pediatria Clínica do Servidor mantém no ambulatório que é dividido em geral e de especialidades e dispõe, ainda, de uma Farmácia Pediátrica em seu próprio espaço. Esta atua analisando as prescrições do dia, verificando doses, interações, medicamentos não-padronizados, xaropes que necessitam de manipulação e orientações para alta. Segundo o Diretor do Serviço, os ambulatórios realizam em média 26 mil consultas por ano. A Enfermaria da Pediatria, que atualmente conta 43 leitos, interna de 700 a 800 pacientes/ano e a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica uma média de 140 crianças por ano. Aqui, a incidência de morte é de mais ou menos 3%, informou o Dr. Tomaz Guzzi.

PS Infantil inaugurado em outubro de 2003

O Pronto-Socorro Infantil, vinculado ao Setor desde 1996, ganhou um novo espaço em outubro de 2003 e, hoje, faz cerca de 35 mil consultas/ano. “Nosso PS não deixa a desejar a nenhum PS de hospital particular”, afirmou Guzzi. Desde 2000, a Unidade atende pacientes com até 18 anos de idade e a Enfermaria com 19 anos, 11 meses e 29 dias. “Graças a essa ampliação, devida ao Estatuto da Criança e do Adolescente, conseguimos aliviar um pouco a demanda no Pronto-Socorro Adulto do HSPE”, ressaltou ele. “Outra conquista da Pediatria Clínica foi a Brinquedoteca, inaugurada no final de 2003 – através de doação da Kibon, um espaço mágico com duas salas que visa estimular as crianças a brincar, colocar sua criatividade e espontaneidade para fora”, lembrou o Diretor.

O Serviço de Pediatria Clínica atua ainda com três tipos de atividades: assistencial, científica e de ensino. A primeira está voltada à questão da humanização. Nela, sob a coordenação da assistente social do Setor, são desenvolvidos trabalhos como o Programa Mãe Participante – onde a mãe da criança internada tem o direito de ficar ao lado do seu filho e acompanhá-lo nas ocasiões de entretenimento; Educação no Leito, com aulas ministradas por duas professoras do Estado (que atuam há seis anos no Iamspe) às crianças que se encontram no Hospital em período de aula para que elas não percam o ano, ou tenham que interromper os estudos; parceria com a Associação “Viva e Deixe Viver”, cuja especialidade é contar histórias a elas através de brincadeiras e do teatro, entre outras entidades parceiras do Hospital; festas em datas comemorativas para alegrar o ambiente da Pediatria e melhorar o estado de espírito das crianças que se encontram enfermas; oficinas onde elas aprendem a pintar, entre outras coisas, como é o caso da Oficina de Azulejos – onde os pacientes que passaram pela Pediatria puderam deixar sua marca.

Além desses acontecimentos, há a presença das voluntárias na Oncopediatria, que estão presentes todos os dias, dando atenção e carinho às crianças portadoras de câncer, que, desde o ano passado, possuem uma sala diferenciada no próprio setor para tratamento de quimioterapia e pulsoterapia, entre outros, e não mais precisam se deslocar da Onco. De acordo com o Dr. Tomaz, essas voluntárias são mulheres, geralmente acima dos 30 anos, que tiveram experiência com algum caso da doença na família e resolveram de dedicar àqueles que precisam. “Elas sempre fazem doações à Unidade, inclusive de medicamentos e de brinquedos e, uma vez por semana, organizam uma festa para as crianças, enquanto elas aguardam atendimento no Ambulatório da Onco”, disse o Diretor da Pediatria.

Unidade da Farmácia dentro da enfermaria do Serviço de Pediatria

A segunda atividade – científica – se relaciona às visitas que os médicos, residentes e internos fazem às enfermarias da Pediatria Clínica para depois selecionarem casos específicos de pacientes internados e discuti-los. Dela também constam as reuniões que ocorrem todas as sextas-feiras, no Anfiteatro do Serviço, sobre temas atualizados em Pediatria. A terceira, de ensino, é voltada à residência médica e ao internato. Nesta, eles participam de aulas e seminários, além de se reunirem todas as terças-feiras nas enfermarias e PS, onde discutem casos clínicos e também fazem encontros para falar de questões bibliográficas. “Ao término do Programa, todos têm que apresentar uma monografia ao Serviço”, ressaltou o Dr. Tomaz. “Sempre temos procurado incentivar a participação de nossos médicos e residentes em congresso no Brasil e exterior porque estamos preocupados em qualificar ainda mais o nosso corpo clínico”, complementou o médico. “Neste ano de 2005, organizaremos um curso sobre adolescentes no primeiro semestre e no segundo uma jornada de atualização em Pediatria”, informou e finalizou ele.

Soma-se a todo esse trabalho o fato do Serviço fazer parte do Programa Prevenir Kids, que complementa o Programa Prevenir Iamspe, pois atende o filho do servidor público nas creches das Secretarias de Estado. Hoje, ele funciona na Agricultura e Transportes com uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, otorrinolaringologista, oftalmologista, odontologista e fonoaudiólogas. Até agora, uma média de 150 crianças foram atendidas.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital do Servidor Público

C.C.