Saúde: Paulistas já podem reclamar de remédio pela Internet

Reclamações são confidenciais e mantidas em sigilo

seg, 15/08/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS), criou um canal on-line para receber queixas e informações da população sobre possíveis reações adversas e desvio de qualidade de medicamentos.

Pelo site www.cvs.saude.sp.gov.br é possível notificar o Estado, em tempo real, sobre reações não previstas em bula ou mesmo falta de efeito após o uso do remédio, além de qualquer alteração observada na apresentação do medicamento, como aspecto, cor, odor, sabor, número de comprimidos na embalagem ou presença de corpo estranho.

O objetivo é ampliar a vigilância e melhorar ainda mais a qualidade das informações sobre a qualidade dos medicamentos disponíveis no mercado. Desde fevereiro deste ano, 43 farmácias credenciadas no Estado também recebem queixas dos consumidores sobre problemas com remédios e repassam as queixas ao CVS.

No formulário da Internet os usuários devem informar dados como nome do medicamento e do fabricante, lote, dosagem diária, reações causadas e período de uso do remédio, dentre outros. As informações são confidenciais e mantidas sob sigilo.

“É muito importante que a população aproveite esse canal de comunicação, informando sobre possíveis problemas ocorridos com o uso de medicamentos. Dessa forma, o Estado terá melhores condições de monitorar a qualidade dos remédios oferecidos pelo mercado”, afirma a diretora do CVS, Iara Alves de Camargo.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

F.C.