Saúde: Parceria da CDHU com a iniciativa privada atende jovens carentes

Crianças e adolescentes da periferia de São Paulo receberão atendimento oftalmológico gratuito

ter, 13/08/2002 - 13h36 | Do Portal do Governo

Cerca de 1.500 crianças e adolescentes da periferia de São Paulo, com idades entre 3 e 17 anos, serão beneficiadas com atendimento oftalmológico gratuito. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Fundação Eye Care, mantida pela clínica Eye Care Oftalmologia, com o objetivo de prevenir e tratar enfermidades relacionadas à visão, entre a população de baixa renda. Em um primeiro momento, estão envolvidos neste projeto 12 creches e centros de juventude geridos por associações comunitárias de conjuntos habitacionais que fazem parte da Rede de Compromisso Social, promovida pela CDHU.

O primeiro resultado foi concretizado no último dia 30, quando a fundação realizou um treinamento na companhia, direcionado a professores e monitores das entidades. Eles aprenderam a realizar um teste básico de acuidade visual que será aplicado em crianças e jovens como uma triagem para checar a necessidade de encaminhamento a clínica. Caso seja constatada dificuldade em enxergar, o paciente será atendido por um oftalmologista em uma das clínicas Eye Care e passará por todos os exames necessários. Havendo necessidade do uso de óculos, a fundação os solicitará à Fotoptica, que fará a doação. Até mesmo os casos que apresentem necessidade de intervenção cirúrgica estão contemplados e o paciente terá toda a assistência até a sua total recuperação.

Segundo Maria Cristina Bumachar, coordenadora de Projetos da fundação, 20% das crianças em idade escolar sofrem de algum problema oftalmológico. Existem no Brasil cerca de 9 milhões de crianças com alguma patologia relacionada à visão. ‘Há doenças que, se detectadas até os 7 anos, podem ser tratadas de modo a evitar sérios problemas futuros’, afirma. No entanto, segundo a fundação, menos de 5 % da população infantil já teve seus olhos examinados antes da idade escolar, quando existe a possibilidade de surgirem doenças que, se não tratadas, podem levar à cegueira.

Mais de 5 milhões de brasileiros, por exemplo, perderam a visão por causa da catarata, uma doença cujas conseqüências podem ser revertidas com uma cirurgia simples sem necessidade de internação e que permite recuperação praticamente imediata da visão. Ainda segundo dados da fundação, 20% da população que necessita de óculos não os utiliza por falta de atendimento médico.

No mês de setembro, as entidades aplicarão o teste de acuidade visual e, posteriormente, serão marcadas consultas na clínica, aos sábados, para grupos de 100 a 150 pacientes, entre aqueles que necessitarem ser examinados por um especialista. Todo este processo será acompanhado e monitorado pela Gerência de Ação Institucional da CDHU que, após estabelecer a parceria, identificou a demanda, mobilizou as entidades e cedeu o auditório da companhia para a realização do treinamento.

Da Assessoria de Imprensa da CDHU