Saúde: Padrinhos ‘adotam’ portadores de deficiência mental em hospital do Estado

Iniciativa ajuda a recuperação de doentes sem família

sex, 29/10/2004 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde resolveu ampliar um projeto pioneiro de auxílio a pacientes com problemas mentais. O projeto ‘Padrinho’, em funcionamento no Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental (Cedeme), está aceitando novas inscrições de pessoas que desejam ‘adotar’ um paciente.

Com o objetivo de criar um ambiente familiar para recuperação dos portadores de deficiência mental, o projeto ‘Padrinho’ promove visitas dos voluntários ao Centro. Depois de criado vínculo com o ‘afilhado’, são promovidos passeios fora do hospital e alguns pacientes chegam a passar finais de semana com a nova família, sempre acompanhados pelos médicos.

Para participar é preciso ser maior de idade e ter disponibilidade de, no mínimo, uma visita a cada 15 dias. Os interessados passam por entrevistas com assistentes sociais e psicólogos do hospital e são selecionados pela equipe médica da unidade. Após a seleção, cada ‘padrinho’ fica responsável por um paciente, o ‘afilhado’.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4022-6006, de segunda a Sexta-feira, das 8 às 12 horas.

‘A maioria dos pacientes, cerca de 90%, perdeu contato com os parentes. Este programa, além de ajudar na recuperação, é importante para a reintegração social, pois garante a convivência familiar que os pacientes não conheciam’, afirma o diretor do Cedeme, José Luiz Pimentel.

Atualmente o Centro já conta com 30 padrinhos. O projeto existe há três anos e, entre os principais resultados, três pacientes conseguiram alta e foram adotados definitivamente pelos voluntários.

O Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental fica à Rua Ana Lúcia Lopes Moraes, 232, Parque Nossa Senhora da Candelária, em Itu.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.