Saúde: Pacientes portadores da doença de Alzheimer conquistam acesso ao SUS

Rede pública de saúde fornecerá tratamento especializado, atendimento hospitalar e medicamentos

qui, 18/07/2002 - 18h08 | Do Portal do Governo

Aproximadamente um milhão de portadores da Doença de Alzheimer poderão ser beneficiados pela Portaria No. 703 do Ministério da Saúde, que regulamentou o atendimento da enfermidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e criou o Programa de Assistência aos Portadores da Doença de Alzheimer.

Até então desassistidos pela rede pública, estes pacientes e seus familiares terão agora direito a acompanhamento médico especializado, atendimento hospitalar, orientação e acompanhamento de equipe multidisciplinar e medicamento gratuito.

Enfermidade degenerativa, vista equivocadamente como uma contingência da velhice, a Doença de Alzheimer dispõe hoje de recursos terapêuticos e de medicamentos que retardam sua evolução e proporcionam uma vida com qualidade ao idoso. Mas o desconhecimento sobre seus sintomas e a dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento condenam quase um milhão de pessoas a viver de maneira limitada e cada vez mais dependente da ajuda de terceiros. A doença caracteriza-se pela perda gradual da memória e em estágios avançados afeta seriamente o raciocínio e certas habilidades motoras e leva a alterações no comportamento. Pelo impacto que causa à vida da família do paciente, o Alzheimer é visto como uma doença que afeta toda a família.

O tratamento da Doença de Alzheimer terá um peso importante no sistema de atendimento ao idoso criado pelo Ministério da Saúde. O coração do atendimento estará nos Centros de Referência, que são os hospitais aparelhados com condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e pessoal especializado. O ministério determinou a instalação de 74 centros em todo o país. Deste total, 17 centros já estão cadastrados. O programa será desenvolvido em parceria pelo ministério e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Os portadores da doença, de acordo com a portaria, depois de diagnosticados pelos médicos credenciados pelo SUS, receberão na rede pública os medicamentos aprovados para o tratamento. Estão incluídos no programa os medicamentos que têm como princípio ativo a Rivastigmina, a Galantamina e o Donepezil.

A ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer colocou à disposição do público um telefone para prestar esclarecimentos e dar orientação sobre o atendimento da Doença de Alzheimer no SUS. A associação agradece a divulgação deste número, que entrará em funcionamento na segunda-feira, dia 10 de junho de 2002.

Telefone para informações: (11) 3276-7124. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.