Saúde: Pacientes internados no Servidor Público visitam a mostra ‘Picasso’ na Oca

Será nesta quarta-feira, dia 3 de março

ter, 02/03/2004 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), através de seu Programa de Humanização, levará nesta quarta-feira, dia 3 de março, cerca de 90 pacientes para ver a grande mostra do pintor espanhol Pablo Picasso, na Oca, do Ibirapuera. Esta visita, repete o sucesso que teve a ida de seus pacientes à exposição “Guerreiros de Xi’an e os Tesouros da Cidade Proibida”, em abril de 2003.

Para algumas crianças e jovens, cujo tempo de internação leva ao desgaste emocional, a possibilidade de sair do hospital por algumas horas e mergulhar num mundo desconhecido representa um grande estímulo à recuperação.

Para os idosos, sempre prontos a participar e já integrados às atividades realizadas diariamente no hospital, como pintura, oficinas de artesanato, teatro e coral, trata-se de uma oportunidade única de, ao lado dos mais jovens, usufruir toda a beleza e informação que uma exposição desse porte proporciona.

Esta idéia de levar os pacientes a terem contato direto com a arte faz parte da Convalescença pela Arte, filosofia que vem sendo aplicada no Instituto pelo Dr. José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, desde que o Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager assumiu a Superintendência do Iamspe.

Os pacientes (divididos em dois grupos de quinze pessoas em cada horário) serão transportados pela frota do HSPE – Hospital do Servidor Público Estadual – até a “Oca” do Parque e, acompanhados de profissionais da saúde, percorrerão a exposição.

Ao todo são 126 obras, entre pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos, colagens e gravuras de Pablo Picasso.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.