Saúde: Pacientes do Hospital das Clínicas superam limites em olimpíada

Competição será realizada nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 8h30

qui, 12/12/2002 - 8h24 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), portadores de paralisia cerebral, participam nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 8h30, da 26ª Olimpíada Paralisia Cerebral em Ortopedia e Traumatologia Esportiva (Pacote).

Os atletas disputarão partidas de basquete, handebol, futebol de salão e queimada, além de corrida com revezamento e arremesso de peso. O evento comemora os 26 anos da Terapia Esportiva, desenvolvida junto aos pacientes do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Uma vez por semana, crianças e adultos praticam diversas modalidades esportivas, sob a supervisão de uma equipe multiprofissional. O objetivo, de acordo com o chefe do Grupo de Medicina Esportiva, João Gilberto Carazzato, é promover uma reabilitação global dos pacientes, ou seja, físico, psíquico e social. O ortopedista foi o idealizador da Olimpíada Pacote.

‘O esporte traz grandes benefícios aos aparelhos locomotor e cárdio-respiratório, auxiliando ainda no equilíbrio corporal e evitando fraturas’, afirma Carazzato. O ortopedista ressalta que a atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. ‘Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudam uns aos outros. A terapia os torna mais confiantes’, diz.

Enquanto os atletas praticam as atividades físicas, assistentes sociais e fisioterapeutas reúnem-se com os familiares dos pacientes para orientá-los sobre o tratamento e estimular a troca de experiências.

A paralisia cerebral é uma síndrome de caráter não progressivo, caracterizada por distúrbios da motricidade, como deformidades, fraqueza muscular e falta de coordenação motora, provocados por lesões no Sistema Nervoso Central, que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento.

Entre as causas antes do nascimento estão problemas genéticos, insuficiência nutricional da grávida, rubéola durante a gestação e partos prematuros ou complicados. Após o nascimento, a paralisia cerebral pode ser resultado de fraturas de crânio ou seqüela de meningite.

Alguns pacientes podem apresentar convulsões ou deficiências mentais, auditivas, visuais e fonatórias. Nestes casos, a prática de esportes incentiva a concentração e o desenvolvimento do raciocínio lógico do paciente.

Data: Quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2002
Horário: A partir das 8h30
Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, Rua Arthur Azevedo, 1, Pinheiros, Zona Oeste da Capital

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas

C.C.