Saúde: Pacientes do Hospital das Clínicas superam limites em olimpíada

Terapia esportiva reabilita portadores de paralisia cerebral

qua, 11/12/2002 - 8h08 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), portadores de paralisia cerebral, participam da 26ª Olimpíada Paralisia Cerebral em Ortopedia e Traumatologia Esportiva (Pacote).

Os atletas disputarão, nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 8h30, partidas de basquete, handebol, futebol de salão e queimada, além de corrida com revezamento e arremesso de peso. O evento comemora os 26 anos da Terapia Esportiva, desenvolvida junto aos pacientes do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Uma vez por semana, crianças e adultos praticam diversas modalidades esportivas, sob a supervisão de uma equipe multiprofissional. O objetivo, de acordo com o chefe do Grupo de Medicina Esportiva, João Gilberto Carazzato, é promover uma reabilitação global dos pacientes, ou seja, físico, psíquico e social. O ortopedista foi o idealizador da Olimpíada Pacote.

‘O esporte traz grandes benefícios aos aparelhos locomotor e cárdio-respiratório, auxiliando ainda no equilíbrio corporal e evitando fraturas’, afirma Carazzato. O ortopedista ressalta que a atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. ‘Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudam uns aos outros. A terapia os torna mais confiantes’, diz.

Enquanto os atletas praticam as atividades físicas, assistentes sociais e fisioterapeutas reúnem-se com os familiares dos pacientes para orientá-los sobre o tratamento e estimular a troca de experiências.

A paralisia cerebral é uma síndrome de caráter não progressivo, caracterizada por distúrbios da motricidade, como deformidades, fraqueza muscular e falta de coordenação motora, provocados por lesões no Sistema Nervoso Central, que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento.

Entre as causas antes do nascimento estão problemas genéticos, insuficiência nutricional da grávida, rubéola durante a gestação e partos prematuros ou complicados. Após o nascimento, a paralisia cerebral pode ser resultado de fraturas de crânio ou seqüela de meningite.

Alguns pacientes podem apresentar convulsões ou deficiências mentais, auditivas, visuais e fonatórias. Nestes casos, a prática de esportes incentiva a concentração e o desenvolvimento do raciocínio lógico do paciente.

Data: Quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2002
Horário: A partir das 8h30
Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, Rua Arthur Azevedo, 1, Pinheiros, Zona Oeste da Capital

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas

C.C