Saúde: Pacientes com dor crônica usam a arte como terapia

Mostra Expo Arte-Dor será apresentada no Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, nos dias 3, 4 e 5 de abril

ter, 18/03/2003 - 9h39 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Durante o I Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril, está programada a Expo Arte-Dor – mostra produzida por pessoas com dor crônica. Esse tipo de sensação pode atrapalhar a vida cotidiana das pessoas, afetando relações familiares e atividades profissionais. A mostra terá fotos, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, em suas diferentes técnicas.

Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar de especialistas, o paciente melhora a qualidade de vida, aumentando a disposição física e mental. E a arte pode ser um mecanismo auxiliar no combate aos efeitos negativos e incapacitantes da dor.

‘É muito importante também, que a pessoa encontre seus próprios caminhos para enfrentar a dor. A arte é, sem dúvida, um deles’, garante Andréa Portnoi, coordenadora da área de Psicologia da Liga de Dor da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem da USP. ‘Nosso objetivo é revelar a arte não apenas como forma de expressão, mas também como poderosa aliada na reabilitação e inclusão social dos pacientes’, destaca.

A Expo Arte-Dor e o Congresso Interdisciplinar de Dor da USP será realizado no Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600.

(AM)