Saúde: Orelha Gigante no HC chama a atenção para o combate e prevenção à surdez

Evento será nesta segunda-feira, dia 21

sex, 18/11/2005 - 16h24 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira, 21, uma orelha gigante, de quase 2 metros de altura, estará em exposição no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, por onde circulam diariamente 10 mil pessoas, entre pacientes, familiares e visitantes.

A intenção da Clínica de Otorrinolaringologia do HC, organizadora do
evento, é chamar a atenção da população para as questões de prevenção à surdez, de reparação da audição perdida e de preconceito quanto ao uso de aparelhos auditivos.

Aberta ao público, a exposição será complementada com orientações médicas e distribuição de folhetos educativos. Quem passar pelo local também conhecerá a anatomia, fisiologia (caminho do som) e as doenças da orelha.

Segundo a Dra. Mara Gândara, 63% da população acima de 60 anos apresenta problemas de audição. No entanto, alerta a médica, a doença não é exclusiva dos idosos. Ela pode acometer qualquer faixa etária, se cuidados não forem tomados. Como exemplo, a médica cita que o ruído excessivo em locais de trabalho, hoje, é a terceira maior causa da perda auditiva.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas atende à Av. Enéas de
Carvalho Aguiar, 155 – próxima à estação Clínicas do Metrô. O horário de funcionamento da exposição, com término na sexta-feira,25, será das 8 às 17 horas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde