Saúde: Oncocentro promove Encontro Internacional de Qualidade em Citologia

No evento estão sendo discutidos os avanços alcançados na área de controle de qualidade

sex, 27/06/2003 - 11h18 | Do Portal do Governo

A Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e o Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria de Estado da Saúde, realizam na manhã desta sexta-feira, dia 27, o II Encontro Internacional de Controle de Qualidade em Citologia. No evento estão sendo discutidos os avanços alcançados na área de controle de qualidade, em nosso País e também na comunidade européia.

‘Com esse evento, a Fosp e o Adolfo Lutz dão seqüência à constante busca de aprimoramento técnico, eficiência do serviço e confiabilidade no diagnóstico do câncer’, afirma Edmur Pastorelo, presidente da instituição que coordena o Programa de Qualidade para Laboratórios da Rede e assessora todas as políticas de saúde em câncer no Estado de São Paulo.

Além de registrar os números de casos e fazer estudos epidemiológicos, a Fosp pesquisa novos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer e doenças relacionadas. Em seu laboratório de anatomia patológica e citologia foram realizados aproximadamente 300 mil exames no último ano.

Desde o final de 2001, a instituição organiza cursos intensivos para formação e reciclagem, e já atendeu aproximadamente dois mil profissionais de enfermagem. ‘O investimento em capacitação faz parte do processo, e tem por principal objetivo atingir padrão de excelência no diagnóstico do câncer’, afirma Pastorelo.

SERVIÇO
O encontro está sendo realizado na sede da Fosp, Rua Oscar Freire, 2.396 – Cerqueira César – capital

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)