Saúde: OMS lança campanha mundial de prevenção de acidentes de trânsito

Faculdade de Saúde Pública da USP realiza nesta quinta, dia 7, evento para marcar o Dia Mundial da Saúde

qua, 07/04/2004 - 8h19 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza amanhã, dia 7, às 9 horas, na Capital, evento para marcar o Dia Mundial da Saúde, cujo tema neste ano é a Segurança no Trânsito. Escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o tema tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para as 1,2 milhões de mortes provocadas todo ano por acidentes de trânsito no mundo. A OMS também lançará neste dia campanha mundial de prevenção de acidentes de trânsito.

No Brasil, morrem, a cada ano, cerca de 30 mil pessoas em decorrência de acidentes de trânsito. Em 2002, por exemplo, foram 33.265 óbitos, ou 91 mortes por dia. Isso faz com que o Sistema Único de Saúde (SUS) gaste mais com internações por trauma do que com doenças. Esses custos poderiam ser evitados ou reduzidos, segundo pesquisas das professoras Maria Helena Prado de Mello Jorge, da FSP, e Maria Sumie Koizumi, da Escola de Enfermagem (EE) da USP.

Durante o evento, que será realizado no Anfiteatro Paula Souza da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, serão apresentadas as pesquisas das duas professoras. Participa da apresentação o diretor da FSP, professor Aristides Almeida Rocha, seguido pela autora do trabalho, professora Maria Helena, que vai falar sobre A Violência no Trânsito e Outras Formas de Violência. Em seguida, o presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP e coordenador do evento, professor Rubens Adorno, discorrerá sobre o tema Violência no Trânsito e a Violência na Sociedade, abrindo a sessão para debate. Ele também vai tratar das últimas pesquisas sobre o tema realizadas pela FSP. Paralelamente ao debate, acontece uma exposição fotográfica. A entrada ao evento é franca.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)